Turismo e hotelaria – Inovação em Turismo – e novos negócios

Turismo e hotelaria - Inovação em Turismo - e novos negócios
Turismo e hotelaria - Inovação em Turismo - e novos negócios - Castelo Saint Andrews - Foto: Jefferson Severino

Turismo e hotelaria – Inovação em Turismo – e novos negócios

De fato a Organização Mundial do Turismo (OMT) adotou uma política voltada à inovação com medidas de estímulo, baseadas na realização de competições de startups, lançamento de plataformas de e-learning (Tourism Online Academy), rede de hubs de inovação em turismo, promoção de investimentos e realização de eventos focados em transformação digital e aceleração de empresas de base tecnológica.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Hotel Renar – Fraiburgo – SC
Neste sentido, o ecossistema de inovação para este setor no Brasil tem a oportunidade de contribuir à Estratégia Nacional de Inovação em Turismo (ENIT), plano de longo prazo desenvolvido pelo Ministério do Turismo (Mtur). Ao meu ver e antes de qualquer coisa, os empreendimentos hoteleiros devem se renovar, e muito. Viajo sempre e constantemente. Lamentavelmente vejo a decadência de muitos hotéis que já deveriam ter passado por um retrofit, só que não, ao contrário, estão em decadência em seus mínimos detalhes.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria  – Últimas unidades para as festas de Natal e Réveillon. Conhecer novos lugares, culturas, culinárias, pessoas – isso tudo é aproveitar a vida com o Turismo. E é com esse espírito que o Pratas convida você e sua família para passarem um ótimo tempo com eles. Clique no baner e faça sua reserva.
Ao deixarmos o hotel, recebemos em nossa caixa postal de e-mails, uma pesquisa de satisfação que ao meu ver é apenas automática e não é lida. Velhos e pequenos problemas se tornam grandes e onerosos. Os novos empreendimentos, lindíssimos, acreditam que podem entrar para o mercado sem boas estratégias de marketing e funcionários capacitados. Não é assim que funciona. Por conta desses e de outros diversos fatores, o Estudo Diagnóstico “Empreendimentos Tecnológicos em Turismo”, realizado de janeiro a março de 2020, fez um mapeamento e analisou dados inéditos sobre startups do Brasil, o ecossistema brasileiro de empreendimentos inovadores, a estrutura das entidades e programas de fomento à startups, a rede de investidores privados e as condições de acesso ao capital, bem como o entrelaçamento de todos estes atores com a esfera turística, suas entidades representativas e órgãos governamentais.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Já reservou suas festas e eventos? – O Hotel Sibara Flat e Convenções está localizado no centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados. Por isso, é a opção perfeita para quem viaja a lazer ou a negócios. Seja qual for sua necessidade, o Hotel Sibara Flat e Convenções irá atendê-la com perfeição. A localização, o atendimento, os serviços e todos os detalhes, foram pensados e criados visando sua comodidade, conforto e satisfação. Clique no baner e confira.
Elaborado durante a pandemia de Covid-19, cenário com impactos sociais e econômicos incalculáveis, e com base nas prioridades definidas pela OMT para superação da crise, a ENIT tem o objetivo de fortalecer a competitividade, a sustentabilidade e destacar o Brasil como referência mundial nesta área, como forma de reconstruir o setor. Dividido em duas partes, o documento apresenta o contexto onde a proposta será inserida, incluindo políticas públicas, posição competitiva, inovações e referências internacionais que contemplam o turismo brasileiro atualmente.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Já fez sua reserva para as festas de final de ano? É bom correr muito. Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo – Lages – A Princesa da Serra de Santa Catarina – Ícone hoteleiro do verdadeiro turismo rural no Brasil.
A ENIT apresenta ainda a proposta estratégica com sua missão, visão, eixos e linhas de atuação, tendo por cinco bases de atuação: inteligência de competição e gestão pública; promoções e produtos turísticos; novos talentos como forma de inovação; organização do fomento e do ecossistema; transformação tecnológica e cultura de inovação. De acordo com o texto final da proposta, a partir das colaborações coletadas, o plano dará origem a projetos específicos adaptados às linhas de trabalho solicitadas, que terão orientações e resultados baseados em indicadores de desempenho.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Águas de Palmas Resort e Hotel – Um oásis em Palmas – Governador Celso Ramos – SC – Clique no baner e confira. Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas.

DE FLORIPA A SALVADOR

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Foto: Floripa Airport – Divulgação
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu neste final de semana o primeiro voo da nova rota Florianópolis – Salvador. É a primeira vez na história que o aeroporto da Capital catarinense tem uma ligação direta com o Nordeste. A frequência será operada pela Gol Linhas Aéreas uma vez por semana durante o mês de dezembro, sempre aos sábados; e a partir de 26 de dezembro, passa a ser diária. O voo de estreia foi nesta último sábado. Além de Salvador, Recife será outro destino no Nordeste com voos diretos nesta temporada. A rota será operada pela Azul, a partir de 21 de dezembro. A concessionária reforça que a malha aérea é dinâmica e que horários e datas podem ser alterados pela cia aérea.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça – SC – Clique no baner e faça sua reserva. Excelente para as comemorações de final de ano.

MUITO CUIDADO NESTA HORA

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
A recente descoberta da nova variante ômicron do coronavírus, (toda hora surge uma variante e surgirão outras a exemplo da gripe) considerada preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reacendeu um alerta para o setor produtivo brasileiro: será que vai começar tudo de novo? Se eu confio na OMT? De jeito algum! Se eu acredito que estamos preparados para passar o que já passamos. Também não. As respostas são sempre demoradas e ha sempre os espertalhões e aproveitadores no meio do caminho e a mídia alarmista que só aterroriza  e inferniza a população.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Mas como será para o setor de turismo e alimentação fora do lar, um dos mais afetados pela pandemia? Até semana passada, contávamos com cidades, como Foz do Iguaçu, no Paraná, com 100% de sua capacidade para a virada do ano, atingida em setembro deste ano – um resultado fantástico, se considerado todo o repertório do nosso segmento nos últimos 24 meses. Eu não defendo em hipótese alguma a realização das comemorações de Réveillon e de Carnaval. A exigência da comprovação das vacinas é fundamental. O teste de PCR é simplesmente ridículo, pois pode ser falso negativo ou positivo. Tanta que o PCR de quem trouxo o ômicron para o Brasil deu negativo.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
De que nos adianta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetar que as atividades turísticas faturem R$ 171,9 bilhões ao longo da próxima alta temporada, com base na receita de empresas nacionais, se o custo coma nova cepa e as demais que surgirem pós réveillon e carnaval nos levarem ao novo lockdown? Muita calma nesta hora. Sem dúvidas, o que prioritariamente parece ser importante neste momento é a racionalidade. Claro que a prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém, portanto, que o Brasil seja, acima de tudo, para os brasileiros. Temos destinos e roteiros a perder de vista e com a chegada dos turistas internacionais, tudo fica mais caro para nós brasileiros, desde a hotelaria até as passagens aéreas, que querem a todo custo “irar seus prejuízos”, as nossas custas.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Existem hotéis de luxo, pousadas fenomenais, resorts, roteiros de charme e existe também o Castelo Saint Andrews, nos lembrando que “AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE IMAGINAMOS”, na mais encantadora cidade turística do Brasil – Gramado – RS. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Clique na imagem e confira. – Foto: Divulgação

REGRAS MAIS DURAS

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Falando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) que num momento diz uma coisa e em outro muda de opinião, a sabor da maré, afirmou que “as proibições de viagens não impedirão a propagação internacional, e colocam um fardo pesado sobre vidas e meios de subsistência”. A é? De uma coisa eu tenho certeza, ainda não é o momento de viajar para o exterior. Já os viajantes aéreos para os Estados Unidos enfrentarão regras mais duras de teste COVID-19, enquanto mais países estreitaram suas fronteiras em meio à incerteza em torno da virulência da variante Omicron e sua capacidade de escapar da proteção vacinal.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Foto: Ospedale Pediátrico Bambino Gesu/Divulgação
Por sua vez, o Japão e Hong Kong disseram que expandiriam os meios de viagem e a Malásia baniu temporariamente os viajantes de países considerados em risco. O Japão, que já havia barrado todos os novos participantes estrangeiros, reportou seu segundo caso da nova variante na quarta-feira. A Organização Mundial da Saúde colocam um fardo pesado sobre vidas e meios de subsistência”, enquanto aconselham aqueles doentes, em risco ou 60 anos ou mais e não vacinados a adiar a viagem. Desde então, as autoridades globais de saúde ofereceram garantias e reiteraram os apelos para que as pessoas se vacinem.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Melhor endereço gastronômico em Jurerê Internacional – Mas faça reserva antes.

INGLATERRA

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Big Ben – Londres – Foto: Divulgação
Da mesma forma Entrou em vigor, na Inglaterra, novas medidas para reduzir a disseminação da variante Omicron, como a volta do uso obrigatório de máscaras em transportes, lojas, bancos e salões de beleza. Além disso, todos os viajantes internacionais devem fazer um teste de PCR até o final do segundo dia depois que chegarem e se auto-isolarem até obterem o resultado. Já turistas que cheguem de 10 países da África Austral terão que realizar quarentena automática obrigatória no hotel. O primeiro-ministro Boris Johnson instaurou o programa de reforço para ajudar a aumentar a proteção contra a Covid-19, uma vez que a Grã-Bretanha já relatou 11 casos da variante da Omicron até agora. Ele disse que as medidas serão revisadas após três semanas. “As medidas que entram em vigor hoje são proporcionais e responsáveis”, disse Johnson.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

ARGENTINA

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Foto: Divulgação
Enquanto isso, a Argentina, numa pindaíba sem precedentes com seu catastrófico desgoverno, proibiu o parcelamento de passagens aéreas e outros serviços turísticos em viagens ao exterior. Tudo para tentar reforçar o controle cambial, em mais uma tentativa de preservar suas reservas e impedir a saída de dólares do país. Isso irá, sem dúvidas, complicar muitíssimo o fluxo de argentinos para o Brasil. Dessa forma, o Banco Central Argentino estabeleceu que “as entidades financeiras e não financeiras emissoras de cartões de crédito não devem financiar parceladamente as compras efetuadas com os cartões de crédito de passagens para o exterior e outros serviços turísticos no exterior (como hospedagem, aluguel de carro, etc.), sejam eles realizados diretamente com o prestador de serviços ou indiretamente, através de agência de viagens e/ou turismo, plataformas web ou outros intermediários”.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) expressou sua profunda preocupação com as medidas, que atingem fortemente a já enfraquecida indústria de viagens e turismo, e também representa mais um obstáculo para os cidadãos do país que desejam ou devem viajar para o exterior. “Com a restrição para aquisição de serviços turísticos no exterior, o país é impactado direta e negativamente, reduzindo a competitividade para atração de companhias aéreas e prestadoras de serviços que transportam não só o turismo emissor, mas também o turismo receptivo, impossibilitando que argentinos viajem para fora do país, além de reduzir as oportunidades de desenvolvimento do turismo nacional que tanto gera empregos”, informou.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Rio do Rastro Eco Resort – Bom Jardim da Serra – SC

SEGURO VIAGEM 

É por essas e outras que a gente nunca pode viajar sem seguro viagem. A telemedicina já se tornou parte da nossa rotina. E os números confirmam. Um levantamento da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), divulgado em setembro, indica o aumento de quase 15% no uso desse recurso no período de um ano. São mais de 2,8 milhões de consultas a distância. Mas esses números podem ser ainda maiores, pois cerca de 48 milhões de pessoas contam com planos de saúde no Brasil. É mais do que a população de toda Espanha! E essa tendência deve seguir por um longo tempo. E quando uma intercorrência de saúde acontece durante a viagem de férias ou de negócios? Definitivamente, essa pergunta ficou fácil de ser respondida com a incorporação da telemedicina ao portfólio das empresas de seguro viagem. Só na GTA, o volume de consultas por meio desse modelo cresceu 80% em 2020, se comparado ao mesmo período de 2019.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Jamais pense em viajar sem seguro. O barato pode sair caríssimo!

ENCATHO & EXPOTEL

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNN, o segmento de turismo prevê a contratação de 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. De olho nesse cenário, a ABIH-SC retoma o evento presencial Encatho & Exprotel 2022, que será realizado de 26 a 28 de julho no CentroSul, em Florianópolis. O evento tem por objetivo aumentar as possibilidades de networking e geração de negócios em toda a cadeia do turismo. Sem dúvidas é de extrema importância ouvir, dialogar e planejar com toda a cadeia produtiva do turismo.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
O hoteleiro, a agência, o restaurante, o organizador de eventos, o atrativo turístico e tantos outros. É esse movimento conjunto que mostra sua força. O tema central dessa edição, “Mercado e Negócios”, foi pensado para promover essa integração, de forma a proporcionar relacionamentos mais assertivos para gerar negócios com diferentes setores do mercado. Com mais de 80 espaços disponíveis a planta da 31ª edição da tradicional feira de produtos e serviços já está disponível para reservas. Garanta sua participação através do fone (48) 3222-9842 / 98843-7659 ou pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br Além da participação na feira, existem cotas de patrocínio e merchandising.

PRÊMIO INOVAÇÃO

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Brocker Turismo a melhor e a mais rápida opção entre você e o seu destino – Foto: Jefferson Severino
A Brocker Turismo, referência em receptivo na Serra Gaúcha, ganhou o Prêmio Inovação Abeta Brasil Natural, promovido pela Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). A Brocker foi premiada pelo Pé da Cascata Explorer, novo tour que proporciona uma experiência singular na Serra Gaúcha. Além de oferecer uma vista da Cascata do Caracol de um ângulo inédito, no Vale da Lageana, o passeio é uma oportunidade de vivenciar a natureza, a história dos primeiros colonizadores da região e a sua cultura gastronômica.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Adriane Brocker – Prêmio Inovação – Foto: Divulgação
“É uma alegria imensa conquistar este reconhecimento da Abeta, a principal entidade que representa o turismo de natureza no Brasil. O prêmio Abeta Brasil Natural é o mais significativo e importante neste segmento em nível nacional, e recebe-lo é resultado do empenho de toda a equipe Brocker. Nosso time atuou de forma primorosa para desenvolver o passeio Pé da Cascata Explorer e a cada dia trabalha para melhorar essa experiência”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. “Além de parabenizar todos os colaboradores da Brocker, também queria agradecer ao meu pai por ele ter sido o maior incentivador do turismo de natureza no Vale da Lageana”, acrescenta.
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Cascata Caracol – Canela- RS – Foto: Jefferson Severino
O Pé da Cascata Explorer revela uma vista única da Cascata do Caracol, que pode ser apreciada em toda sua beleza da base da cascata. No passeio, os visitantes conhecem a região dos primórdios de Canela e Gramado, o Vale da Lageana, caminhando por trilhas leves em busca do Pé da Cascata. “É um misto de eco, aventura e cultura, em que seguimos os passos dos primeiros moradores do Caracol” explica Adriane Brocker. Segundo ela, o tour inova em oferecer uma experiência inédita de contato com a natureza e as raízes da região, com sua gastronomia regional e afetiva, interação com artistas, rádio novela e uma narrativa original da história da imigração alemã.

RUTH ROCHA – A BELLA DA SEMANA

Ruth Rocha – Foto: Bella da Semana – Divulgação
Finalmente revelamos a outra beldade do Especial 2021. Abram alas para receber Rute Rocha ao Bella da Semana! A bella está de volta ao Bella da Semana, dessa vez como uma das estrelas do Especial 2021! Prepare-se para receber a maravilhosa Rute Rocha (que dispensa elogios), um dos grandes destaques da maior revista masculina do Brasil. Na outra semana, a loira se junta com a ninfeta Marina Brum para uma festinha particular e você, é o nosso convidado VIP!  Ainda não faz parte do Bella da Semana? Assine agora e garanta acesso a mais de 32.000 modelos e centenas de vídeos para download!
Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
Inovação em Turismo – Novos Negócios do Turismo e Hotelaria – Castelo Saint Andrews – Foto: Jefferson Severino

Leia ainda: Foz do Iguaçu inicia nesta quarta-feira o Festival das Cataratas

Inovação em Turismo - Novos Negócios do Turismo e Hotelaria
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Superando as expectativas, termina o Festival das Cataratas 2021

16º Festival das Cataratas celebra novo momento do turismo em Foz

Inicia nesta quarta-feira o Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu

Relacionamentos tóxicos – Como estamos nos comportando ?

Wirto Schaeffer – Um eterno visionário e empreendedor do turismo

Turismo nacional dispara na retomada e internacional recuperando-se

Coronavírus uma epidemia que assusta – Uma visão Espírita

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*