Seguindo OMS mais países cancelam restrições contra Covid-19

Seguindo OMS mais países cancelam restrições contra Covid-19
Seguindo OMS mais países cancelam restrições contra Covid-19 - Jardins do renascentista castelo Rosenborg, em Copenhague, encomendado - Foto: Christian IV Thinkstock

DINAMARCA SEM RESTRIÇÕES

Mais países caindo na real. Desta vez foi a Dinamarca que suspendeu uso de proteções contra Covid-19. País sustenta decisão com a elevada taxa de vacinação no país, apesar do elevado número de novos casos de infeção. Dessa forma, à Dinamarca se tornou o primeiro dos países da União Europeia a eliminar a maioria das restrições destinadas a combater a pandemia de covid-19 por considerar que já não se trata de uma “doença socialmente crítica”. Copenhage vai seguir os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que coloca agora o foco na proteção dos mais vulneráveis.Dessa forma, não serão mais exigidos o uso de máscaras e nem a apresentação de comprovante de vacinação ou teste com resultado negativo na maioria dos estabelecimentos, como bares, restaurantes e cinemas. Grandes eventos voltaram a ser permitidos, assim como a reabertura das pistas de dança. Somente turistas ainda terão de apresentar comprovante de vacinação. A Tailândia seguiu o mesmo caminho desde 1º de Fevereiro. 
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Agência Brasileiros em Ushuaia/El calafate – A melhor opção para quem quer viajar para a Patagônia Fantástica Argentina

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Cataratas do Iguaçu – Foto: Jefferson Severino
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, continua registrando recuperação contínua na visitação turística. Somente em janeiro de 2022, a unidade de conservação recebeu 125.421 visitantes, número 67% maior que em janeiro do ano anterior. Pessoas de 77 países conectaram-se com as Cataratas do Iguaçu. O número total de visitantes no primeiro mês de 2022 ainda é 49% menor que o de janeiro de 2020, quando o parque registrou a visita de 245.934 pessoas, em um cenário anterior à pandemia. O atendimento será ampliado nos sábados e domingos, das 8hs30 às 16hs. A unidade de conservação também terá horário estendido no feriadão de carnaval. Ingressos antecipados e on-line – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu você precisa adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line (www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos), com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados. É preciso realizar a compra antecipada para garantir o passeio.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS = Carnaval do sossego no Pratas Thermas Resort e Convention – Divulgação – clique no baner e faça sua reserva. últimas unidades na melhor água termal do Brasil no Vale das Águas de Santa Catarina.

VIAGENS DE CRUZEIROS

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Navio de Cruzeiro – Foto: Divulgação
Já as viagens em navios de cruzeiros continuam suspensas até o próximo dia 18 e, acredito que ainda vai muito mais longe. Isso se voltarem este ano. A decisão tem o objetivo de analisar a evolução da pandemia e dar continuidade às discussões necessárias com as autoridades competente. A decisão foi tomada pela da Associação Brasileira de Navios e Cruzeiros (Clia). Já Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios no Brasil, que começou em novembro do ano passado, com intuito de evitar novas contaminações pelo coronavírus. Segundo a associação, de um total de aproximadamente 130 mil passageiros transportados entre 5 de novembro e 3 de janeiro de 2021, cerca de 1.100 casos foram confirmados, o que representa menos de 1% do total das pessoas atendidas (incluindo hóspedes e tripulantes).
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Sabe aquele sentimento de exclusividade, além de isolamento, tranquilidade, lazer e segurança? Onde você se reconecta e une a paz de espírito com o descanso do corpo? Assim podemos definir o Castelo Saint Andrews, localizado à beira do Vale do Quilombo, em Gramado, na espetacular Serra Gaúcha. A estrutura presente no Castelo é incrível! Um dos seus diferenciais é a sua localização se integrando junto a exuberante natureza. A exclusividade está presente no Saint Andrews do começo ao fim da sua estadia, tudo pensando nos mínimos detalhes para tornar sua hospedagem uma experiência memorável. Tudo isso e muito mais reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”, pois o Castelo é membro do Relais & Châteaux. Conta com 19 suítes e a Mountain House, novo conceito de hospedagem premium, casa completa com três suítes, vista maravilhosa e os serviços de hotelaria. Fevereiro – Carnaval Veneziano – Uma maravilhosa Experiência Exclusiva! Inspirado no Carnaval de Veneza, “o mais antigo do mundo”. Show de gala, máscaras e fantasias nos jardins do Castelo. Março – Two More Nights – Reserve sete noites e pague somente cinco.  Clique na imagem, acesse e faça sua reserva!

TURISMO DE ISOLAMENTO

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Com apenas 18 unidades e uma Guest House e que faz parte dos Roteiros de Charme do Brasil, é um típico exemplo. Desde a reabertura após autorização estadual catarinense, o resort exclusive esta com 100% de lotação, inclusive durante a semana. Reservas com muita antecedência.
Por isso o ecoturismo e o “turismo de isolamento” são as maiores tendências no ramo de hotelaria desde o início da pandemia. Trata-se de uma maior preocupação com a privacidade dos hóspedes. Com localizações em ilhas particulares, praias isoladas e recantos turísticos ecológicos (hotéis fazendas), junto a natureza exuberante, esses empreendimento oferecem experiências exclusivas a seus hóspedes. Só a Booking.com apontou um aumento de 40% nas buscas por hospedagens destas categorias entre os turistas brasileiros.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Outro grande exemplo sempre em alta é o Boqueirão Hotel Fazenda e Resortde Campo –  Instalado em uma região de surpreendentes belezas naturais e repleto de araucárias centenárias, o Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo inova ao aliar os mais modernos conceitos da hotelaria à rusticidade de uma típica fazenda em pleno funcionamento. O Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo está instalado numa área de quase dez milhões de metros quadrados de campos localizada em Lages na Serra Catarinense. Clique no baner e faça sua reserva.

PROGRAMA TURISMO SEGURO

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante. Clique no baner, confira os pacotes e faça a sua reserva.
O Ministério do Turismo e a Embratur lançaram na última terça-feira (1º), durante a 1ª reunião do Fórum de Segurança Turística, em Brasília (DF), o “Programa Turismo Seguro” com o objetivo de desenvolver ações e políticas públicas para ampliar a sensação de segurança dos turistas no País. A iniciativa contempla 59 ações divididas em sete eixos de atuação que envolvem a segurança pública, a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, as relações de consumo no Turismo, o transporte de turistas, a defesa civil, a vigilância sanitária e a comunicação proativa.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Reunião contou com presença do ministro Gilson Machado Neto. Crédito: Roberto Castro/MTur
Participando diretamente de Recife, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que a proposta é um marco para o setor do País, visto a necessidade de se transmitir informações fidedignas sobre o tema. “Estamos concretizando e vamos tirar do papel propostas que devem aprimorar a segurança turística no nosso País. Uma demanda antiga que só agora estamos dando um espaço adequado e que, sem dúvida, refletirá no crescimento do nosso setor”, disse.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Brocker Turismo a melhor e a mais rápida opção entre você e o seu destino – Foto: Jefferson Severino
Para a elaboração do “Programa Turismo Seguro”, o Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram durante o ano de 2021 no intuito de desenvolver propostas que atendessem com eficiência à população. Ao final destas reuniões foram criadas 59 ações, entre elas o mapeamento de delegacias especializadas, a criação de um diagnóstico de segurança turística e de um painel de monitoramento de adesões ao Código de Conduta desenvolvido pela Pasta, além da definição de estratégias sobre segurança e Turismo.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Águas de Palmas Resort e Hotel – Um oásis em Palmas – Governador Celso Ramos – SC – Clique no baner e confira. Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas
Sem dúvidas o programa foi construído a partir do entendimento do potencial que a atividade turística tem para a geração de emprego e desenvolvimento no Brasil. Dessa forma, pretende-se disponibilizar um documento orientador acerca das ações do Ministério do Turismo direcionadas à segurança turística. Trata-se de um esforço de planejamento integrado para que as políticas sejam assertivas, amparadas nas melhores práticas do governo federal. É um trabalho muito árduo de articulação para que a gente possa abranger todos esses vieses de segurança que está sendo proposto.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Meat Shopp – Melhor endereço gastronômico e melhor parrilla de Jurerê Internacional – Jurerê Internacional
Entre as expectativas do Programa, está a contribuição para o posicionamento do Brasil como um destino seguro, a sensibilização dos diversos atores que contribuem para a segurança turística, a melhoria das relações de consumo do turismo e a troca de informações entre instituições com gerência sobre defesa civil.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

REPÚDIO

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Leão do Imposto de Renda é surreal, esfomeado e contra a retomada do setor
Recentemente, o Ministério da Economia informou que não haverá alteração no valor do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) que incide sobre as remessas para pagamento de serviços e produtos turísticos no exterior. A alíquota que o setor de turismo esperava era em 6%, mas, foi mantida em 25%, num cenário pandêmico onde o setor ainda não se recuperou dos prejuízos obtidos nos últimos dois anos.Evidentemente que o turismo nacional busca se recuperar após acumular mais de R$ 70 bilhões em perdas com os cancelamentos de viagens, hospedagens e alimentação do trade turístico. A situação de perda e baixa movimentação continua em 2022 por causa da variante ômicron. O setor continua arcando com a política de reembolso, pois a maioria dos brasileiros não se sente segura para retomar as viagens.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Alexandre Sampaio – Foto: Jefferson Severino
“A entidade repudia o valor desse imposto e considera absurdo manter IRRF a 25%, uma vez que, afeta diretamente empresas, agências, companhias aéreas e, consequentemente, os clientes. Além do setor não poder arcar com esse custo, ele torna incapaz contratações e investimentos no turismo, podendo inclusive, levar várias empresas a fecharem as portas” explica Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar (FBHA). Dessa forma, com essa porcentagem de imposto, as empresas brasileiras se tornam 33% mais caras que as concorrentes isentas. Isso limita totalmente negociações com fornecedores em destinos internacionais que não possuem acordo de bitributação com o Brasil.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS  – Destino certo dos argentinos que aportam em Balneário Camboriú – O balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.
Além de influenciar na retomada dos voos diretos para países como EUA e Argentina, dois principais destinos estrangeiros do Brasil, que dependem da redução do custo para as remessas que são essenciais para o pagamento de parceiros e fornecedores que disponibilizam estadias de clientes no exterior. Ainda em 2021 o Ministério da Economia e o Congresso Nacional articulavam pela manutenção do imposto em 6%, com a sinalização para a provisão dos valores na Medida Provisória (MP) 1.094/2021, mas no último dia do ano, o Ministério da Economia retirou agências e operadoras da MP. O Ministério do Turismo informa que redigiu uma nova proposta de MP, que foi enviada para o Ministério da Economia na esperança de ser apreciada ainda em 2022.
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS – Lembre-s, todos os países estão exigindo seguro vigem. As férias  costumam ser o momento em que várias famílias se reúnem e colocam o pés na estrada. Um momento como esse não pode ser estragado por nenhum tipo de imprevisto. Por isso, antes de viajarem todos juntinhos, não esqueça de falar com seu agente de viagens e pedir detalhes sobre o Plato Familiar GTA. Ligue e peça informações sobre os planos 11 – 3150-4511. Ou clique no baner.

Leia ainda: Comércio de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Governo britânico não exige mais testes de Covid-19 dos turistas

Setores do Turismo de SC pedem socorro

Exigências variadas e os inúmeros distúrbios e transtornos do humor e da afetividade

Em novembro de 2021 turismo cresce quase 20% a mais que 2020

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bi

Castelo Saint Andrews em Gramado lança programação 2022

Guia nas trilhas da vida e um plano de trabalho definido pela lei de causa e efeito

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

Mais países cancelam restrições contra Covid-19, seguindo conselhos da OMS
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*