Pessoas negras consideram o cabelo como símbolo de expressão e orgulho aponta pesquisa do Hub

Pesquisa da Hub aponta que 83% das pessoas negras consideram cabelo como símbolo de expressão e orgulho

Para criar condições para que essa população tenha acesso à profissionais de beleza especializados no cuidado dos cabelos crespos e cacheados, Seda lançou um curso de capacitação online e gratuito voltado para cabeleireiros.

Mais do que estar na moda e seguir tendências, o cabelo reflete a identidade e faz parte da construção da autoconfiança. Prova disso é que para 83% das pessoas, o cabelo é considerado algo importante para a expressão e orgulho. Isso é o que apontou uma recente pesquisa do hub de conteúdo de cabelos da Unilever, Tudo pra Cabelo, encomendada para a empresa Opinion Box, feita com brasileiros que se autodeclaram negros. Ainda assim, a mesma pesquisa mostrou que 49% das pessoas já fizeram alguma mudança no estilo de cabelo para ser aceito, principalmente entre os mais jovens, o que explica o fato de que 42% já sentiram a necessidade de disfarçar ou esconder os cabelos, seja alisando ou prendendo os fios.

Com o intuito de reforçar seu propósito e compromisso com a igualdade racial e a quebra de estereótipos da beleza, Seda acaba de lançar a Escola de Cabelos. O curso online vai capacitar gratuitamente cabeleireiros com o conhecimento necessário para que possam cuidar e estilizar os cabelos de suas clientes crespas e cacheadas.
 A iniciativa de Seda, marca líder de mercado no segmento de cuidados com os cabelos, quer democratizar o acesso a esse tipo de conhecimento, visto que 48% dos salões de beleza no Brasil são informais, segundo a Euromonitor. A programação do curso, que é gratuito e online, é dividida em módulos, com certificação para os participantes ao final de cada etapa. Para estruturar o projeto, Seda convidou o time de especialistas da Agência Bouclé, uma empresa com foco na educação e capacitação de profissionais da área da beleza, e deu a eles a missão de desenvolver conteúdos ricos em conhecimento e técnicas de corte e estilização de cabelos crespos e cacheados.
 Leticia Chaves, Sócia e diretora da Agência Bouclé, participou da criação do projeto e hoje é uma das professoras da Escola de Cabelos. Ela conta que o projeto é inovador por formar e capacitar profissionais para um olhar múltiplo e diverso, com foco na beleza e expressão da vida real, que vemos nas calçadas, em vez da beleza construída e idealizada nas passarelas. “Sou cabeleireira, mulher e negra. Vim das periferias e sei que existe essa necessidade de formar os profissionais nas comunidades, já que as meninas que moram nessas áreas não encontram salões que atendem as demandas dos cabelos cacheados e crespos. A minha história pessoal e a minha carreira se fundem neste projeto, e muitas vezes eu me vejo nessas meninas que hoje posso ajudar, por isso enxergo a Escola de Cabelos e a possibilidade de popularizar o ensino de cachos e crespos entre os cabeleireiros como uma oportunidade e um presente”, conta Chaves.
 O conteúdo da Escola de Cabelos também passou pelo crivo da ONG UNAS de Heliópolis, de maneira a garantir a adequação do curso às reais demandas dos profissionais de beleza das comunidades, tanto na parte técnica quanto na linguagem e acessibilidade à plataforma de treinamento. Concluído o curso, os professores convidados por Seda estarão em um grupo no Telegram, onde poderão dividir conteúdos e tirar as dúvidas dos participantes de maneira gratuita.
 Como forma de facilitar ainda mais o acesso ao curso Escola de Cabelos para profissionais que residem em comunidades, Seda realizou uma parceria com o Instituto TODOS+, uma startup de tecnologia social sem fins lucrativos que conecta, através do App Social AKIPOSSO+, empresas e seus serviços ou programas sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade.
 Seda tem a inclusão como um de seus valores fundamentais e reconhece sua responsabilidade em realizar ações transformadoras pela causa. Tendo sido a primeira marca massiva de cuidados com o cabelo do Brasil a ter produtos exclusivamente pensados para crespas e cacheadas, Seda espera com a Escola de Cabelos, mais uma vez criar condições para as brasileiras explorarem todas as possibilidades que as curvaturas dos seus cabelos proporcionam, garantindo que elas tenham acesso à profissionais de beleza capacitados no mundo dos cortes, tratamentos e estilos para cabelos crespos e cacheados. Afinal, dada a realidade do Brasil, programas como este são essenciais para contribuir com o crescimento do mercado de beleza especializado na pluralidade dos fios, apoiando as brasileiras a explorarem a beleza de suas curvaturas em toda sua potencialidade.

 Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: Escola de Cabelos ou então através do aplicativo do Akiposso+.

 Sobre Seda

Seda é a marca líder de mercado no segmento de produtos para os cabelos no Brasil e tem como principal característica a democratização de tendências. Valorizando as diferentes curvaturas de cabelos, a marca conta com um amplo portfólio de produtos destinados ao cuidado específico de cada tipo de fio, como shampoos, condicionadores e cremes de tratamento, além dos versáteis cremes para pentear, todos com ótimo custo benefício.

Informações para a imprensa
InPress Porter Novelli
ativacao.unilever@inpresspni.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*