Colorismo capilar: a arte de colorir cabelos com maestria

Colorismo capilar: a arte de colorir cabelos com maestria, é o novo livro da especialista Rosélia Costa, criadora do método Colorismo Capilar e do Círculo Cromático Capilar.

Nestes tempos em que toda nossa sistemática de vida foi mudada repentinamente, e onde passamos a estar mais conectados digitalmente, porém mais afastados presencialmente e escondidos pelas máscaras, o cabelo ganhou uma importância fundamental na composição da imagem pessoal.

Nesse contexto, a cor dos cabelos ou a mudança dela ganhou uma força extraordinária. Para isso, a técnica e ciência que dá suporte a esse processo, denominada colorismo capilar, é essencial para um resultado adequado e satisfatório.

E é essa a maestria que exibe Rosélia Costa, especialista em coloração, Hair Designer, palestrante e criadora do círculo cromático capilar, apresentando uma técnica bastante esmerada de se pensar e fazer a coloração nos cabelos.

Em uma longa trajetória, com mais de 30 anos de experiência, ela desenhou um projeto profissional, que engloba uma missão: educar e formar profissionais competentes para atuarem como coloristas capilares.

Dentro desse projeto, a colorista lança no próximo dia 21 seu livro “Colorismo Capilar: a arte de colorir os cabelos”. Ao folhear suas 148 páginas, os profissionais cabeleireiros vão aprender mais sobre a revolucionário método, criado por ela.

Rosélia Costa lança livro "Colorismo Capilar" para os profissionais da área da beleza

O livro traz toda a parte teórica e prática para que a pessoa possa atuar como um profissional colorista capilar competente.

Entre os tópicos discutidos estão o sistema de cor, características da cor, classificação das cores, harmonia cromática, criação das cores, processos de coloração, estrutura e características dos cabelos, técnicas de coloração e descoloração e muito mais.

Além de toda parte técnica, a obra contempla também uma completa abordagem do profissional, bem como, do cliente, envolvendo desde os desejos e necessidades, até o atendimento e sustentabilidade.

O livro ainda explica a conexão dos fundamentos da coloração dos cabelos, com base da teoria da cor e dos principais fundamentos das artes visuais na construção da imagem pessoal, usando como ferramentas as técnicas de coloração cosméticas e/ou tecnológicas, para suprir de forma personalizada as necessidades e desejos dos clientes.

Rosélia explica que atualmente, sua maior missão é educar e formar profissionais competentes para atuarem como coloristas capilares. “Já circulei o Brasil ministrando cursos e palestras para marcas de coloração, academias de formação de cabeleireiros, universidades de estética, entre outros e agora com o livro digital poderei chegar aonde jamais chegaria pessoalmente”, explica a colorista.

Formada pelo Senac e com graduação em Visagismo e Estética Capilar, ela percebeu a carência de professores com conhecimento técnico associado à docência para ensinar na formação do colorista capilar. Assim, investiu na pós-graduação em Docência do Ensino Superior, que lhe rendeu a expertise para ensinar e desenvolver material didático para contribuir com a área da beleza.

Vencida essa etapa, a profissional investiu em novos desafios: “Comecei a pesquisar sobre onde fazer um mestrado e já comecei a estudar acerca do que havia definido como minha tese: Desenvolver um Círculo Cromático Capilar personalizado para o cabeleireiro colorista”, conta ela.

Assim, o Círculo Cromático Capilar ficou pronto, fruto do conhecimento obtido em mais de 30 anos de profissão e de muita pesquisa, quebrando inclusive, o paradigma da “estrela de Oswald”. Ele contém toda a teoria da cor universal, porém totalmente adaptada para a teoria e a prática da cor capilar. Além disso, ele é interativo e permite obter respostas sobre neutralização, acentuação da cor e harmonia cromática entre outros conceitos. Um verdadeiro “GPS” para o profissional alcançar a cor tão sonhada pela cliente. Tudo isto muito bem detalhado no seu livro.

Rosélia revelou ao mercado da beleza que a tradicional estrela cromática, referencial do colorista capilar, não é de Oswald.

Desta forma, desenvolvendo teorias baseadas em sua experiência diária e em conhecimentos científicos de diversas áreas, Rosélia Costa chega ao ápice com o lançamento de seu livro digital e com o pré-lançamento do livro físico.

Quer saber mais sobre o método e entender tudo sobre a prática da arte de colorir os cabelos? Então programe-se para a Live de lançamento. Dia 21/02, 19h, no Instagram.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*