Festival Internacional Música na Serra em Lages

Festival Internacional da Música na Serra
Fotos Guilherme Antunes/Memorizze

Com o objetivo de promover a cultura da Música Clássica na Serra Catarinense, acontecerá de 27 a 30 de julho, a décima edição do FESTIVAL INTERNACIONAL MÚSICA NA SERRA – FIMS, com realização do Instituto José Paschoal Baggio. Mais uma vez Lages será palco de artistas renomados internacionalmente, que se apresentarão gratuitamente em concertos noturnos, no Teatro Marajoara, a partir das 20 horas.

Esta será uma edição comemorativa, não apenas por estar completando 10 anos, mas também pela retomada do seu formato original após a pandemia. O diretor Artístico Jean Reis, ressalta que a exemplo das outras edições, o FESTIVAL receberá artistas consagrados em palcos internacionais, além do retorno do Canto Coral e do Ballet, que se apresentarão junto da Orquestra do FIMS.

Na abertura do festival (27), teremos dois acordeonistas internacionais: Alejandro Brittes e Chango Spasiuk, músicos argentinos, compositores e pesquisadores do Chamamé, estilo musical tradicional da Argentina, mas também muito difundido no Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil.

Alejandro Brittes possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países. Uns dos primeiros músicos Chamameceros a iniciar o intercâmbio entre o Chamamé e o Rock, gravando para o grupo Los Piojos a música “Todo Pasa” e “Dowt sey towmoru”. Chango Spasiuk produz uma rica mistura de sons e ritmo, de luz e sombra, onde legado e síntese, improvisação e composição, tradição e modernidade desempenham um papel semelhante, fazendo da sua música uma experiência de audição intensa que vai além dos limites de estilo e som.

No dia 28/07 teremos o concerto com professores do festival e o retorno das apresentações de Ballet com direção de Mayra Ceron Pereira e a Orquestra Versatilis.

Dia 29/07 o espetáculo “Cantabile” com o barítono Francis Padilha, a soprano Cíntia de Los Santos e o pianista Rodolfo Wulfhorst. No sábado, 30/07, grande encerramento com a Orquestra Sinfônica Música na Serra, acompanhada do Coro do Festival, formado com pessoas da comunidade e que ensaiam durante o festival para essa apresentação.

Lembrando que todas as apresentações são gratuitas e iniciam sempre às 20 h.

Venha celebrar conosco os 10 anos do Festival Internacional Música na Serra!

Mais informações: Site |Facebook