Women Techmakers: Como foi o IWD Floripa 2019

Women Techmakers: Como foi o IWD Floripa 2019

Women Techmakers do Google-Jornal O EstadoO IWD Floripa 2019 aconteceu no último sábado, 23 de março, no auditório da Dígitro Tecnologia em Florianópolis, SC. Idealizado e organizado pelo Google Developers Group – GDG Floripa, o evento é uma forma de reconhecer como as mulheres têm influenciado a indústria de tecnologia na esfera global. O evento faz parte das ações do programa Women Techmakers do Google, onde o foco é atrair, prestigiar e emponderar o público feminino, mas por tratar de temas relevantes da área de tecnologia, a presença de homem que apoiam e encorajam a presença das mulheres no mercado de trabalho é sempre muito bem-vinda.

Programação

A programação começou com Fernanda Rabello, apresentando a comunidade GDG Floripa, as suas ações e atividades na cidade de Florianópolis desde o ano passado.

O Dream Team do IWD Floripa 2019, que são as 12 mulheres que fizeram o evento acontecer. São elas:

 

Women Techmakers do Google-Divulgação Jornal o Estado

Rosana Branas (Desenvolvedora, Dígitro), palestrante Keynote;
Gisele de Jesus (Agile Coach), palestrante;
Larissa da Silva (UI/UX Designer, Softplan), palestrante;
Ester Fogaça (Graphic Designer / FrontEnd), staff;
Tatiana Ribeiro (Analista de Testes, Cresol Confederação), staff;
Adriana Machado (Diretoria de Tecnologia, Dígitro), organizadora;
Patrícia de Araújo (Desenvolvedora, Softplan), palestrante;
Roberta Silva (Especialista em Customer Success), palestrante;
Bianca Escrich (Analista de Conteúdo Digital, Dialetto), staff;
Bárbara Cabral (Sr QA Engineer), organizadora;
Luisa Talulah (Graduanda Design UFSC), staff; e Fernanda Rabello (Product Owner, Community Manager), organizadora;

Boas Vindas

Após as boas vindas da  Fernanda Rabello, quem assumiu o microfone foi Cristiane Fontana, Diretoria de Tecnologia da Dígitro Tecnologia, uma das patrocinadoras do evento, e quem nos recebeu muito bem na linda sede da empresa. Além de falar sobre a atuação da Dígitro no mercado de tecnologia, Cristiane também apresentou as vagas disponíveis aos participantes do evento.

Inteligência Emocional

Seguindo a programação, o Keynote “Inteligência Emocional” com Rosana Branas, Desenvolvedora na Dígitro Tecnologia foi um show. Abordando um tema que realmente influencia no sucesso pessoal e profissional, Rosana falou sobre como equilibrar razão e emoção, como reconhecer os sentimentos, ou seja, a autoconsciência, sabendo como agir quando eles acontecem, tendo o auto controle, além de como ter empatia e motivação. Manter o controle das emoções é o primeiro passo para uma jornada de sucesso. Para conferir a palestra, clique aqui!

Jornal O Estado

GraphQL

E se o evento começou dando aquele UP, a sequencia foi bem técnica. “GraphQL, uma nova maneira de buscar APIs” foi o tema de Patrícia de Araújo, Desenvolvedora da Softplan. O GraphQL é, em uma palavra, uma nova maneira de buscar APIs, uma alternativa ao REST. Começou como um projeto interno no Facebook e, por ser de código aberto, ganhou muita tração. Patrícia começou com uma introdução mais teórica e, na sequência, também fez um live coding para ser acompanhado pelos participantes. Após a palestra, uma pausa para o coffee, troca de cartões e muito relacionamento.

Customer Success

Após a pausa, a Especialista em Customer Success, Roberta Silva apresentou um tema que está cada vez mais presente nas empresas, “CS – A Cultura do Sucesso”. O assunto vem numa crescente no mercado, sendo amplamente adotado por empresas de tecnologia na busca de melhorar a experiência dos usuários, conquistar uma fatia maior do mercado, garantir expansão dos seus contratos e manter os clientes fiéis. Quem participou conseguiu captar os conceitos de sucesso e como trazer essa boa experiência a seus clientes e usuários. Também pode compreender melhor que, para garantir a melhor experiência aos usuários, é preciso mais do que um departamento ou profissional de customer success dedicados a isso. Envolve a cultura, todos os departamentos, profissionais e processos pelo qual o cliente irá passar.

Product Discovery

Se cuidar do cliente é importante, cuidar da equipe para que esta tenha clareza sobre o problema que o produto resolve, e entregar a melhor solução para o cliente também é fundamental. E foi justamente sobre isso que a Agile Coach, Gisele de Jesus Silva, abordou em sua palestra sobre “Product Discovery com mais criatividade”. Ela explicou como aproveitar ao máximo a criatividade do time e prepará-lo para criar um produto de forma ágil. Para conferir a palestra da Gisele, clique aqui!

Content-First Design

A última palestra da programação foi sobre “Content-First Design para integração UX-DEV-PO em projetos com poucos recursos”, com Larissa da Silva, UI/UX Designer da Softplan. Esta palestra foi uma demonstração de conceito e metodologia baseada em texto (content-first) para o aumento da produtividade e integração entre designers, devs e POs em projetos de tecnologias legado com pouca disponibilidade de tempo. O novo conceito, criado pela própria Larisa está rodando atualmente em produtos que ela atua com a sua equipe na empresa Softplan e também em produtos do programa Technovation Challenge Florianópolis.

Participações Especiais

E por falar em Technovation Challenge, Júlia Machado, também teve uma participação especial no evento apresentando o programa em Florianópolis. A maior competição de tecnologia e empreendedorismo para meninas do mundo! A competição é direcionada para meninas entre 10 e 18 anos, que se reúnem em times e desenvolvem um projeto para resolver um problema social, utilizando tecnologia e desenvolvendo habilidades de liderança. Inscrições para meninas e Inscrições para mentoras. Conheça mais sobre o projeto no Facebook.

Outra participação especial foi de Ana Carolina Prado, Product Owner, da Raquel Ajuda, uma plataforma digital que conecta mulheres em situação de vulnerabilidade com advogadas para apoio e orientação jurídica. Confira e siga a página do Facebook.

Para apresentar o Menstrual Health Hub, a consultora Ursula Maschette. o MH Hub é a primeira plataforma global que reúne diversas iniciativas na promoção da saúde menstrual e reprodutiva dentro das áreas da educação, pesquisa, tecnologia e políticas públicas. Confira o Site do Menstrual Health Hub.

Pensa que acabou? Não, este mega time ainda fez o sorteio de três super brindes. Agora é se conectar nas redes do GDG Floripa e esperar pelo próximo grande evento. MeetupInstagramFacebook e Slack.

Fonte Vânia Monteiro – VM comunicacação.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*