Atividades turísticas sobrevivem graças ao turismo rural

Atividades turísticas sobrevivem graças ao turismo rural
Atividades turísticas sobrevivem graças ao turismo rural - Rio do Rastro Eco Resort - Foto Roberto Cascaes

TURISMO RURAL – SOBREVIVÊNCIA DE ATIVIDADES TURÍSTICAS

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), sabiamente confirmou que o turismo rural é responsável por contribuir, de forma significativa, para a sobrevivência de regiões que dependem exclusivamente de atividades turísticas. Sem dúvidas, O turismo rural tem se destacado no Brasil uma vez que grande parte desse impulsionamento diz respeito à busca por destinos afastados de aglomerações e com mais opções de atividades ao ar livre.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – O Boqueirão Hotel Fazenda em Lages SC, a Princesa da Serra, para este mês de julho, está lotado de segunda a segunda-feira. Somente em fila de espera. Ícone do turismo rural nacional. Clique no baner e confira.
A mudança do estilo de viagem dos turistas envolve, principalmente, a chegada da Covid-19 ao país. Desde o ano passado, a população tem optado por locomoções curtas, nacionais e que prezam os protocolos de saúde para evitar o contágio da infecção viral. Segundo Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a modalidade é essencial para o desenvolvimento econômico do país. “Quando falamos deste tipo de turismo, devemos levar em consideração que há uma forte contribuição para a renda da região rural que, muitas vezes, depende desta atividade para sobreviver. Isso impacta toda a cadeia produtiva e econômica do país”, explica.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Alexandre Sampaio – Foto: Divulgação
Para o presidente da FBHA, ainda existem pontos específicos que devem ser melhorados para que esse segmento possa se desenvolver. Sampaio defende o potencial da modalidade e reforça a necessidade de haver apoio para o seu crescimento. Neste aspecto, a entidade acredita que aprovações de propostas específicas para o setor são essenciais e devem ser discutidas com urgência.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Hotel Fazenda Águas Claras está localizado no município de Rancho Queimado, a 70km da Capital de Santa Catarina, Florianópolis. Construído à beira de um vale e inserido em uma das mais belas paisagens da Mata Atlântica – a mais de 1000 metros de altitude. As verdes montanhas do início do planalto serrano criam um clima típico da serra, com temperaturas que variam entre 0 e 25 graus durante o dia – podendo chegar a temperaturas negativas durante a noite. Aproveite sua estrutura para andar a cavalo, pegar uma carona na charrete, pescar ou alimentar os peixes em qualquer um dos vários lagos existentes, passear de pedalinho, percorrer trilhas ecológicas – acompanhando as águas claras do Rio das Antas, que percorre preguiçoso entre as montanhas da fazenda. Aqui, você esquecerá a rotina do dia-a-dia para viver momentos inesquecíveis. Clique no baner e confira.
Cabe ressaltar que o turismo rural não possui apoio rural, a grande maioria sequer tem telefone e muito custo conseguem a telefonia rural que não atende todas as necessidades. Internet, uma mais do que fundamental, ainda capenga. Alguns lugares sequer recebem sinal da telefonia móvel. Um descaso. A saber, pepresentantes do turismo rural buscam a aprovação de dois Projetos de Lei: o 4395/20 e o 4396/20. Não se pode deixar o assunto de lado, visto que o setor, de forma geral, está tendo e terá ainda mais terá um grande incremento no período pós-pandemia com essa modalidade. Os turistas buscam, cada vez mais, atividades que possam trazer conforto e segurança.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Rio do Rastro Eco Resort – Bom Jardim da Serra – SC
Na última segunda-feira (5), a Câmara dos desocupados, aliás, dos Deputados recebeu a solicitação da aprovação do PL 4395/20, que cria a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural, e do PL 4396/20, que permite acesso às medidas emergenciais de auxílio ao setor turístico. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, enxerga-se o turismo rural como uma grande oportunidade para novos hábitos turísticos após o fim da pandemia.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Existem hotéis de luxo, pousadas fenomenais, resorts, roteiros de charme e existe também o Castelo Saint Andrews, nos lembrando que “AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE IMAGINAMOS”, na mais encantadora cidade turística do Brasil – Gramado – RS. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Clique na imagem e confira. – Foto: Divulgação
Sem dúvidas, o O turismo rural proporciona incontáveis benefícios como a diversificação da economia regional, a melhoria das condições de vida das famílias rurais, a interiorização do turismo, a difusão de conhecimentos e técnicas das ciências agrárias, a diversificação da oferta turística e a diminuição do êxodo rural. Além disso, no ano passado, o Projeto de Lei 4396/20 entrou em debate para permitir que os agricultores familiares e os produtores rurais, que utilizam o turismo como atividade secundária, sejam considerados prestadores de serviços turísticos, com cadastro simplificado no Ministério do Turismo (MTur).  O que se espera é que tais projetos/medidas saiam do papel e facilitem de uma vez por todas o turismo rural, ecológico, sustentável, que conta não só de rendas, mas que proporciona saúde, lazer, segurança, tranquilidade… Basta de uma Câmara de Deputados que legisla unicamente em causa própria.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Chegou a hora de ativar seu modo stand-by. Ativar o modo stand-by significa dar uma pausa no seu dia a dia e aproveitar os momentos que a vida proporciona. Reativar aquela sensação de liberdade e colecionar memórias para o corpo e a mente. Viva dias incríveis em novos destinos ou lugares que você já visitou e gostaria de voltar. Liberte seu lado curioso e viajante. Conheça as ofertas incríveis para se hospedar com a gente e programe já as suas férias. Localizado no coração de Gramado (RS), o hotel fica a poucos passos da principal avenida da cidade e dos mais procurados atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Conforto, modernidade e praticidade fazem parte do conceito do Prodigy Gramado. Clique no baner e confira.

TERMALISMO

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Outro grande exemplo é o Pratas Thermas Resort e Convention, em São Carlos – Vales das Águas de Santa Catarina- Suas águas termais e junto a natureza, tem permitido ao resort boa ocupação, principalmente agora no inverno. quem não aprecia piscinas de águas termais em pleno inverno, tanto externas quanto interna? Clique no baner e confira.
Falando disso Cabe lembrar, também, do turismo termal, prática que está presente em diversas cidades do interior do país e com certeza não pode ficar fora do roteiro, muito pelo contrário. O termalismo consiste na utilização da água termal como uma forma de tratar e prevenir diversos males que afligem o corpo e a mente. Os banhos em águas termais são extremamente relaxantes e o contato com a água quente tem o poder de melhorar a circulação sanguínea, o que colabora para a diminuição da pressão arterial e das dores de cabeça. Além disso, melhoram o processo de cicatrização do corpo e a luta contra processos inflamatórios. Além disso, o termalismo auxilia, também, no processo de hidratação da pele (o que previne os sintomas do envelhecimento) e no alívio das dores musculares. Ainda tem a capacidade de melhorar o sono, pois colabora para o bem-estar do corpo e o descanso da mente. Sem dúvidas, a prática do termalismo é indicada para todos os que querem dedicar um tempo para cuidar de si, relaxar e se distanciar dos problemas do cotidiano.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Universal Assistence S.A – Líder em seguro aos viajantes na América Latina – Não viaje sem seguro.

BRASIL – DESTINO SEM COMPARAÇÕES

O Movimento Supera Turismo Brasil lançou a campanha “Brasil, um destino sem comparações”. A iniciativa promocional cooperada terá início com a veiculação de um vídeo de 30 segundos, legendado nas versões português, inglês e espanhol. Contrapondo eventuais comparações dos destinos brasileiros com outros do mundo, criou-se esta campanha que valoriza a unicidade do Brasil, que é um dos mais diversos em termos de atrativos do mundo, segundo WTTC. O mesmo vídeo e peças da campanha “Brasil, destino sem comparações” ganharão versões em outros idiomas. Mandarim e japonês são os próximos da lista. Iniciativa que ganhou apoio do Portal Ásia On. Nos dias 21 e 22 de julho, o Movimento Supera Turismo Brasil vai participar, em Santos, da feira presencial Expo Retomada.
Viajar ou encontrar o amor da sua vida, eis a questão; mas não para a maioria
Restaurante Meat Shop – Melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional – Faça sua reserva com antecedência. Delivery e Take Way.

NÃO PODEMOS PARAR

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Não podemos parar – Foto Créditos Humberto Sales – MTur – Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Não é de graça que, por conta da queda das receitas das atividades turísticas do país, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) mobilizou o setor e lançou uma campanha nacional intitulada “Não podemos parar”. A ação, que conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tem o intuito de auxiliar na retomada do segmento de forma segura, dentro dos protocolos de higienização estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De forma intimista, a FBHA apresentará imagens que representam a vida do turismo brasileiro em suas diferentes formas. Segundo a entidade, por meio do turismo, é possível vivenciar novas culturas, experiências, histórias e afetos.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
O Hotel Sibara Flat e Convenções está localizado no centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados. Por isso, é a opção perfeita para quem viaja a lazer ou a negócios. Seja qual for sua necessidade, o Hotel Sibara Flat e Convenções irá atendê-la com perfeição. A localização, o atendimento, os serviços e todos os detalhes, foram pensados e criados visando sua comodidade, conforto e satisfação. Clique no baner e confira.

BRAZIL TRAVEL MARKET

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Roadshow Brazil Travel market – Foto: Divulgação
A equipe do BTM – Brazil Travel Market, finalizou mais um Roadshow que ocorreu em algumas cidades do Nordeste entre os dias 29/06 e 08/07. Esta é a terceira etapa desde 2020, quando iniciaram as viagens por Orlando, na Flórida. Nesta edição as primeiras cidades foram Natal (RN), Recife (PE) e Maceió (AL), depois seguiram para João Pessoa (PB) e Caruaru (PE). Os agentes e operadores convidados assistiram à apresentação do BTM sobre as novidades que os aguardam em outubro. Esta etapa contou com o apoio do Governo do Ceará, da prefeitura de Fortaleza e da Coris Seguro Viagem. Seguindo o planejamento, outra ação desenvolvida a cada ano pelo BTM, é a de visitar as agências e operadoras exclusivamente para convidá-las para o evento em Fortaleza.  Serão visitadas várias cidades, inclusive interior, de pelo menos 10 estados.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas

ABAV EXPO COlLAB

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Para maior e melhor otimização da área de exposições, este ano a Vila do Saber, onde acontecem as capacitações e treinamentos, ocupará o andar superior do pavilhão. Além disso, a organização prevê a realização de uma série de ações interligadas à programação do evento em áreas externas, como hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos, de forma a estimular maior contato dos visitantes com o destino anfitrião e seus principais atrativos. O Ceará vai abraçar a ABAV Expo & Collab como a grande mostra das potencialidades do receptivo da sua capital neste momento importante da retomada.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Conceição Junks – Presidente da ABAV-SC – Foto: Jefferson severino
De acordo com a Presidente da ABAV-SC, Conceição Junques, municípios e capitais de várias localidades do Brasil já garantiram participação, como Parauapebas (PA), Bento Gonçalves e o cooperado da Serra Gaúcha (RS), Manaus (AM), Joinville (SC), Foz do Iguaçu (PR). Do Ceará espera-se uma das maiores representações, tendo já confirmado presença os municípios de Caucaia e Itapipoca, destinos do Litoral Extremo Oeste e receptivos como Jeri Paraíso Tropical e Planeta Tour. Estão confirmados também com os seus cooperados os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Galeto Di Paolo – O melhor galeto primo canto do Brasil

ABAV NACIONAL

Foto: Divulgação ABAV Nacional
Falando nisso, foi realizada a reunião de planejamento da participação do Sebrae-CE na 48ª Edição da ABAV Expo & Collab com a presença de Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente e Regis Dias, articulador na Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae-CE, da Gerente Geral da ABAV Nacional, Jerusa Hara e o Presidente da ABAV-CE, Murilo Santa Cruz.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas

FOZ DO IGUAÇU – DESTINO INTELIGENTE

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou no último sábado (10), na Itaipu, a inclusão de Foz do Iguaçu (PR) na lista de municípios do projeto “Destino Turístico Inteligente”, que impulsionará destinos ofertantes de produtos e experiências inovadoras e de qualidade. A medida deve impulsionar ainda mais a retomada do turismo da região, no pós-pandemia, com ações como ampliação da conectividade à internet nos atrativos e a capacitação de funcionários do setor com inglês instrumental, para melhor atendimento de estrangeiros.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Gilson Machado Neto – Ministro do turismo – Foto Rubens Fraulini-Itaipu/Binacional
“Foz é um dos principais destinos turísticos da América Latina e receberá muitas ações do Ministério do Turismo, como a busca de turistas internacionais, graças à ampliação da pista do aeroporto [obra custeada pela Itaipu], o que permitirá a operação de jatos de grande porte”, disse Machado Neto, durante entrevista concedida na usina de Itaipu. “Vamos trazer os ministérios de Ciência e Tecnologia para otimizar a conectividade aqui. Turismo inteligente é colocar tudo na palma da mão, celular e conectividade, porque sabemos que o maior motor de um case turístico é a rede social”, completou. Foz é a 11ª cidade do País anunciada no projeto e a segunda sem o status de capital. No Sul, apenas Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) já tinham sido selecionadas.

REUNIÃO ABIHs

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Na manhã da última terça-feira, 6, aconteceu uma reunião online entre as ABIH’S, o objetivo inicial era de promover uma maior interação e troca de experiências. De inicio as entidades falaram a respeito da ocupação hoteleira e salientando a importância de buscar benefícios para os associados e fechar parcerias proveitosas, visando a também a retomada do setor. Juliana Bossi de Castro, comercial e financeiro da ABIH-SC salientou a importância de estreitar os laços com as seccionais e sugeriu um encontro presencial no Encatho & Exprotel em 2022. O encaminhamento da pauta foi bem debatido, contando com a presença de oito seccionais: ABIH Nacional, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, e Rio Grande do Norte.

BETO CARRERO – VACINOU, GANHOU

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, o Beto Carrero World lançou a campanha “Vacinou, Ganhou!” para incentivar a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É diversão com muita segurança! Quem já tomou a primeira dose da vacina e comprar o Passaporte do Beto Carrero World, ganhará o segundo dia para curtir as montanhas-russas, shows, personagens e muito mais no maior parque temático da América Latina imunizado!  O retorno gratuito poderá ser utilizado depois que o visitante tomar a segunda dose da vacina, mediante comprovação. Confira o regulamento completo no site: https://www.betocarrero.com.br/promocoes/vacinou-ganhou  O Beto Carrero World recebeu o selo internacional do Global Biorisk Advisory Council® (GBAC) que significa que o parque implementou os protocolos mais rigorosos para higienização, desinfecção ambiental e prevenção de doenças infecciosas em suas instalações. O parque também recebeu o selo de Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

ARGENTINA EM BAIXA

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Aeroporto Ezeiza – Buenos Aires – Foto: Jefferson Severino
O desgoverno argentino não está acabando só com o turismo, mas com tudo. Tanto que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) condenou o último decreto do governo da Argentina que ampliou as restrições para voos internacionais. No despacho, aquele governo, reduziu o limite diário de chegadas de 2.000 para apenas 600 PAX, O que também não está acontecendo, inclusive para diplomatas) sob alegação de tentar frear o avanço da variante Delta do novo coronavírus. A associação pediu uma reunião urgente com autoridades do país, questionando como serão distribuídos os lugares e como as empresas aéreas serão comunicadas.  A Iata teme que a medida, caso seja mantida e tenha sido criada sem critérios técnicos poderá tornar ainda mais difícil a recuperação da já complicada economia argentina. “Ao tomar tais decisões unilaterais em tão pouco tempo, o governo corre o risco de isolar ainda mais o país”, alertou.

PIRÂMIDES DO EGITO

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Foto: Divulgação
Enquanto isso, os brasileiros são bem vindos no Egito voando Emirates. A partir desta semana, os brasileiros já podem embarcar em voos da Emirates Airline para o Egito como destino final. A companhia estabelece que todos os passageiros devem fazer um teste PCR para a Covid-19 ou apresentar um certificado de vacinação válido, além de enviar um formulário de declaração de saúde antes da chegada. Os viajantes com certificado de vacinação para a Covid-19 válido serão isentos do teste obrigatório, desde que o documento seja emitido por um laboratório credenciado no país de origem, que contenha um código QR legível e que não apresente alterações ou modificações. Além disso, é necessário que a vacinação (incluindo a segunda dose) tenha sido feita com 15 dias de antecedência da viagem.

INGLATERRA LIBERADA

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Londres – Foto: Divulgação
Segundo por esse caminho, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou o fim de todas as restrições relacionadas a pandemia de Covid-19 na Inglaterra. Sendo assim, a partir de 19 de julho, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em todo o o país, não haverá mais restrição a aglomerações em espaços públicos ou privados e empresas não serão mais obrigadas a manter parte das equipes em trabalho remoto. Na prática, o governo retirará todas as restrições legais ao comportamento dos cidadãos e passará a recomendar que cada pessoa decida como lidar com os riscos. Além disso, pessoas plenamente vacinadas poderão viajar para os países que estão na lista amarela sem precisar fazer quarentena ao retornar.
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas – Pousada Pedra da Ilha – Penha – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

HORÁRIO DE VERÃO

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Pra mim sempre foi ótimo. O dia rende mais é o verão fica bem mais comprido, tanto que representantes do setor do turismo no Paraná, Santa Catarina e Bahia devem pedir a volta do horário de verão no Brasil ainda em 2021. O grupo, filiado à Confederação Nacional de Turismo (CNTur), deve encaminhar um ofício ao Governo Federal fazendo a solicitação. O pedido visa a retomada da mudança de horário, mesmo que ela não gere economia de energia elétrica. Isso porque os dias mais longos promovidos pelo horário de verão contribuem com o setor, fortemente atingido pelos impactos da pandemia de covid-19. Acima de tudo, que é o mais importante nesse caso, é a questão da da crise energética que nós estamos vivendo, da falta de recursos hídricos. Então, vem a calhar nesse momento tão difícil.

BELLA DA SEMANA – FRAN KRUSTCHNER

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Fran Krutschner – Foto Bella da Semana – Divulgação
Chegou a hora de conferir Fran Krutschner nua pela primeira vez no Bella da Semana! Extremamente intensa, livre e persistente… assim se define Fran Krutschner, a nova Bella da Semana – nós preferimos definir essa morenaça como um tremendo mulherão! Ela que fez muito sucesso durante a transmissão do ensaio ao vivo completo, vem aí para provar que mulheres de 40 anos são maravilhosas… O ensaio com Fran Krustchner nua estrou no ar nesta quarta-feira (14). Ainda não é assinante? Tenha acesso completo! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!

Leia ainda: E agora? Viajar ou encontrar o amor da sua vida, eis a questão.

Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Peregrino, barco algum jogado pelo destino a mar turbulento e sem bússola

Viajar ou encontrar o amor da sua vida, eis a questão; mas não para a maioria

Sul e Nordeste do Brasil lideram como principais destinos de férias

Turismo ecológico e sustentável é a primeira opção dos brasileiros

Com a vacinação, retomada gradual do mercado hoteleiro já é realidade

Brazil Travel Market – A integração do setor de viagens e turismo

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*