A importância do Poder Pessoal e Inteligência Emocional para resultados de Alta Performance

Práticas diárias contribuem para a gestão das emoções e por consequência aumentam a produtividade de forma equilibrada e saudável.

Os desequilíbrios emocionais estão em ascensão no mundo, o Brasil por exemplo, é

considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dez anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população da Terra e, grande parte disso, se deve a ansiedade e estresse.

Dados do INSS apontam que episódios depressivos e quadros de ansiedade, ocupam o 10º lugar no ranking de afastamento do trabalho e auxílio doença, já a dorsalgia (nome técnico para dor nas costas) foi a doença que mais afastou os brasileiros dos postos de trabalho em 2017, registrando mais de 83,8 mil casos.

Tais desequilíbrios, geralmente afetam todas as áreas da vida, os resultados caem e pouco a pouco a pessoa sente-se impedida de realizar suas atividades, uma vez que a fadiga aumenta, o ânimo diminui, a capacidade de concentração e memória enfraquecem e a alegria de viver vão ficando cada vez menores, seja no âmbito profissional ou pessoal. A produtividade e qualidade de vida, passam a ser um sonho distante.

As principais causas

As causas desses problemas estão relacionados a um estilo de vida totalmente disfuncional, como por exemplo, falta de regras, disciplina e de priorizar as próprias necessidades. Além de medos e fobias, frustrações, rotina de vida abusiva e memórias traumáticas.

“Um número muito expressivo de pessoas necessita hoje aprender a colocar-se em primeiro lugar na agenda, respeitando seus limites e adquirindo comportamentos e hábitos saudáveis para então conquistar mais poder pessoal e a tão sonhada Alta Performance de forma equilibrada e com qualidade de vida em todas as áreas. Grande parte da população precisa adquirir a capacidade de gerenciar os próprios pensamentos, emoções e até mesmo suas funções biológicas, como a respiração consciente”, afirma Elis Fernanda, Relações Públicas, Coach Comportamental e professora de yoga.

Elis entrega algumas dicas que podem ser praticadas diariamente para liberar poder pessoal, saúde e bem estar. Ela recomenda que a prática seja feita por no mínimo 21 dias consecutivos, tempo mínimo que o cérebro necessita para criar novas conexões neurais. Entretanto reforça que para resultados efetivos, é preciso adotar uma rotina saudável, passar a ter um estilo de vida funcional. É necessário foco e persistência.

12 práticas diárias para liberar Poder Pessoal e Bem-estar:

  1. Anotar seus medos reais e imaginários, é preciso tomar consciência deles,
  2. Traçar um Plano de Ação,
  3. Estilo de vida de segunda a sexta-feira feliz, (sábado e domingo, virá de bônus)
  4. Dormir bem, no mínimo 8horas por dia (nem mais, nem menos) – quarto totalmente escuro para liberar melatonina
  5. Se alimentar bem, fazer refeições saudáveis, não cometer abusos,
  6. Hidratar-se durante o dia, (em geral no mínimo 2litros de água),
  7. Praticar atividade física, seja caminhada, alongamentos, o corpo precisa de movimento,
  8. Vigiar os pensamentos, e substituir os negativos por pensamentos positivos,
  9. Fazer pequenas pausas durante o dia para Respirar profundamente com o diafragma, ou seja, respiração abdominal.
  10. Praticar Mindfulness, atenção plena, ou seja, sair do piloto automático,
  11. Praticar meditação com o foco na respiração, mínimo 10 minutos diários.
  12. Cuide da sua fisiologia: mantenha a postura ereta, ombros bem encaixados, mantenha o olhar direcionado para frente e mantenha os músculos da face relaxados.

“As dicas estão aí para serem usufruídas por todos. Muitas pessoas conseguem praticar sozinhas, outras precisam de uma orientação e acompanhamento inicial para que tudo funcione e torne-se um hábito. Identifique qual o melhor formato para você, pois o importante é que pratique para que você não faça parte destas tristes estatísticas”, pontua ela.

Orientação profissional ajuda obter resultados mais rápidos

O desenvolvimento profissional surge como um recurso oferecido para que as pessoas consigam obter as conquistas de forma mais direcionada, por meio de aprendizados focados. Elis Vitória juntamente com Magno Kalazas, CEO da Associação Brasileira de Coaching, Consultoria e Instrutoria Empresarial – ABRACIN, realizam nos dias 12 e 13 de outubro, em Florianópolis, o workshop “Desperte o seu poder interior e use o tempo a seu favor”.

O objetivo é preparar profissionais para aumentar sua performance, conquistar metas e objetivos, realizar uma melhor gestão do tempo e obter resultados efetivos e mais qualidade de vida. “Queremos que as pessoas dominem as técnicas e ferramentas para desenvolver tanto o seu poder interior, quanto bem-estar e capacidade para motivar equipe para alta performance, afinal, o resultado das empresas vem do desempenho profissional de cada colaborador”, explica Magno.

Para os interessados em saber mais sobre o evento e o trabalho desenvolvido pelos profissionais e pela ABRACIN, basta acessar o link http://bit.ly/workshopabracin ou whats (48) 98855-1974

 

@elisvitoria_mastercoach    @abracinsantacatarina

@magnokalazans                   @abracinbahia

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*