Taekwondo Songahm uma arte com benefícios para toda a família

Taekwondo Songahm uma arte com benefícios para toda a família

Taekwondo Songahm 

Você já deve ter ouvido falar muito desta arte marcial que está atraindo cada vez mais pessoas para praticá-la em virtude dos inúmeros benefícios que ela proporciona tanto para o corpo como para a mente. Bom mesmo é que os resultados são visíveis em quem pratica e também em quem convive com o atleta, ou seja, benefícios para toda família e amigos.

Benefícios Físicos e Psicológicos do Taekwondo

Se ficarmos aqui falando em benefícios da prática do Taekwondo, teríamos infindáveis linhas. Mas vamos citar alguns para ver se você se motiva a começar hoje mesmo a praticar. Na parte física este esporte proporciona fortalecimento muscular; Correção postural; Flexibilidade; Coordenação motora; Proporciona um sono melhor e mais repousante; Visão periférica; Resistência cardiovascular,… Também incentiva os valores como, Honestidade, Lealdade, Companheirismo, Trabalho em Equipe, Humildade e Respeito. A arte ajuda ainda na formação do caráter, e também proporciona maior autoestima, segurança, comunicação, participação, proatividade, entre tantos outros.

É por este motivo que o taekwondo é recomendado para todas as idades, independente do objetivos que o praticante possui ao iniciar. Para mulheres, por exemplo, o Taekwondo Songahm é recomendado devido ao saudável desenvolvimento do baixo abdômen, sendo ao mesmo tempo ideal para restauração dos músculos sob o ponto de vista da saúde e estética. Já para quem é exposto a uma elevada carga de estresse diário, é possível relaxar através dos golpes e gritos.

Benefícios para as crianças

Já para a formação dos pequenos, os benefícios desta milenar arte marcial são imensuráveis. Muitos pais erroneamente julgam a arte como violenta e que estimula a agressividade, mas a realidade é outra. Ele desenvolve as capacidades físicas e o equilíbrio emocional do praticante, o que vai ajudar às crianças a se conhecerem e manterem o controle.

Como um dos objetivos é a realização do ser humano em todos os sentidos, independentemente da idade, ele também vai ajudar as crianças a passar pelas fases mais complicadas, adquirindo importantes valores pessoais além de hábitos saudáveis.

“O maior propósito do Taekwondo é lutar para desencorajar a opressão do mais forte sobre o mais fraco, com um poder que deve estar baseado na humanidade, justiça, moralidade, sabedoria e fé, assim ajudando a construir um mundo melhor e mais pacífico”, afirma o professor Deives Vidart, da ATA Martial Arts Pedra Branca.

O instrutor de Taekwondo

Em entrevista, Deives Vidart falou sobre a atividade que desenvolve há quatro anos na Live Academia, no Passeio Pedra Branca. O faixa preta 4º DAN destaca que os benefícios são inúmeros, mas no que tange ao relacionamento familiar entre pais e filhos, entre os irmãos e amigos, é algo visível por todos e sempre muito comentado. “É gratificante acompanhar a evolução e as conquistas individuais e familiares”, salienta. O instrutor também comenta que 95% dos que iniciam na modalidade, dão continuidade. “Essa persistência é primordial, pois as melhoras são lentas mas progressivas e duradoras. Já diz o ditado: “A paciência é a mãe de todas as virtudes” e, para se alcançar algo, deve-se determinar seu objetivo e então, persistir constantemente até alcança-lo”, concluiu.

Taekwondo Songahm uma arte com benefícios para toda a família-Gazeta ComunitáriaPara quem quiser conhecer mais sobre a técnica do Taekwondo Songahm, neste sábado (25/08), a ATA Pedra Branca realiza no Complexo Aquático da Unisul, a graduação – troca de faixas – dos seus atletas. O evento é aberto ao público. Mas você também pode optar por fazer uma aula demonstrativa na academia, basta consultar a grade de horários no site www.atapedrabranca.com.br.

 

 

Saiba mais sobre o esporte, os equipamentos e a dica para os pais.

Taekwondo Songahm

O estilo Songahm de Taekwondo, é uma arte marcial criada pelo Grand Master Haeng Ung Lee. O Significado de Taekwondo é “a arte ou o caminho das mãos e dos pés”  e Songahm significa “templo ao pinheiro” subtende-se equilíbrio. O pinheiro cujas raízes e tronco se desenvolvem de forma simultânea e equilibrada, sendo o tronco o corpo do praticante e as raízes a mente. Além disso o pinheiro simboliza a lealdade, com folhas perenes e de vida longa, isto tudo simboliza o desenvolvimento físico e mental de quem pratica esta arte.

Grand Master Haeng Ung Lee-Divulgação Gazeta ComunitáriaO Grand Master H.U. Lee criou suas próprias fórmulas com movimentos em uma luta contra um adversário imaginário. Diferente um pouco do estilo Olímpico de Taekwondo, com regras que se assemelham, o estilo Songahm permite chutar o tórax e o rosto não sendo permitido socar este último. Diferencia-se também pelos treinamentos mais amplos, como defessa pessoal, quebramento de madeira e programas especiais de acordo com cada praticante.  Neste estilo, existe o intuito de não limitar as técnicas somente às que são permitidas nas competições, formando assim, um competidor marcial mais completo.

Equipamentos

Nos campeonatos, os atletas devem utilizar equipamentos com o objetivo de proteção, bem como, para diminuir o impacto dos golpes. Os mesmos servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta ou uniforme usado, geralmente na cor branca, chama-se Dobok, também conhecido por muitos como Kimono.

Dicas para os Pais

Também é fundamental que os pais, se não praticantes na mesma escola, conheçam e convivam com o professor ou mestre no espaço de treinamento, pois eles têm muito a contribuir e a colaborar para que se obtenha o melhor desempenho também no ambiente familiar.

Fonte: Ata Pedra Branca


Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*