BANDEIRA AZUL – FASE PILOTO É LANÇADA EM BALNEÁRIO PIÇARRAS – SC

Foi lançado oficialmente a fase piloto do programa internacional de certificação, Bandeira Azul. A partir de agora, Balneário Piçarras tem dois anos para se adequar as 26 recomendações apontadas por relatório do Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo programa no Brasil. A cidade pretende obter a certificação antes mesmo do prazo final

BANDEIRA AZUL – FASE PILOTO É LANÇADA EM BALNEÁRIO PIÇARRAS – SC

Foi lançada oficialmente a fase piloto do programa internacional de certificação, Bandeira Azul. A partir de agora, Balneário Piçarras tem dois anos para se adequar as 26 recomendações apontadas por relatório do Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo programa no Brasil. A cidade pretende obter a certificação antes mesmo do prazo final.

Algumas ações já começaram, como por exemplo, as coletas para amostras de qualidade da água, efetuadas pela Universidade do Vale do Itajaí. As amostras são complementares as que a FATMA realiza nas praias da região, observando critérios, como microbiológicos (Enterococcus sp e Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas).

De acordo com a secretária de Planejamento, Deisy Cristine da Silva Martins, já são previstas adequações técnicas na orla, principalmente na questão de acessibilidade. “Os pontos principais são a instalação de banheiros adaptados e a demarcação de vagas de estacionamento específico para idosos e cadeirantes”. Outras exigências da fase piloto fazem referência a sinalização adequada do trecho, ampliação da quantidade de lixeiras padronizadas, garantia de maior segurança na praia, além da criação de um grupo gestor da praia com a maior participação da comunidade e interessados para discutir as ações a serem realizadas.

No ato de lançamento do programa, a secretária de Turismo, Susan Correa, comentou sobre a criação do comitê gestor “Queremos realizar uma reunião ainda neste mês para decidir os membros do comitê gestor do programa. Solicitamos a participação da comunidade nesta importante fase do programa”, explica. Para Susan, a certificação atrairá maiores turistas e investimentos para a cidade, através da visibilidade. “Esta é uma certificação internacional que colocará Balneário Piçarras no mapa mundial de praias seguras e com rigoroso controle de balneabilidade. A nossa cidade acaba ganhando esta divulgação em âmbito mundial”, comenta. Os critérios para avaliação de uma praia são: educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços. Balneário Piçarras é uma das treze praias de todo o Brasil a lançar a fase piloto e iniciar o planejamento de ações para o recebimento da certificação.

De acordo com o Prefeito Leonel, o município cumprirá com todas as recomendações para a obtenção da certificação. “A partir de agora, a comunidade precisa abraçar o programa, se empoderar dele. O Bandeira Azul trará benefícios significativos para a nossa cidade, principalmente na captação de turistas e visibilidade”, exalta. “A nossa praia já é conhecida no estado como uma praia de águas limpas, a certificação vem reconhecer este atributo, criando ainda mais valor à nossa cidade e todos os produtos e serviços aqui oferecidos”, frisou o prefeito, comemorando o dado de que das últimas 80 análises da água da FATMA, não houve nenhum ponto impróprio para banho na cidade.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*