COSTA VERDE & MAR RESERVA LOCAIS POUCO EXPLORADO PELOS VISITANTES

Após receber mais de 3 milhões de visitantes entre os meses de dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, a Costa Verde & Mar (SC) se prepara para os últimos dias de temporada de Verão. Quem mora ou visita a região sabe que alguns destinos estão entre os mais movimentados como as belas praias, trilhas, áreas de lazer no interior, entre outros. No entanto, mesmo com o grande fluxo de turistas, a região reserva também alguns locais que são pouco explorados, considerados redutos dos nativos. Selecionamos alguns destes ambientes para quem está em busca de áreas mais tranquilas para montar um roteiro diferenciado para os próximos dias:

Parque Raimundo Malta – BC – Foto Gerusa Florencio

Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú: o local é ideal para quem busca relaxar em meio à natureza. São mais de 172 mil metros quadrados de área verde a menos de três quilômetros do centro da cidade. O espaço conta com trilhas, jardim, horto, viveiros e até um labirinto natural. Também é possível conferir a exposição ao ar livre de esculturas de mármore do Instituto Jorge Schröder. O parque ainda permite a realização de pesquisas da fauna e flora local e análise do ecossistema das margens do Rio Camboriú;

Ponta do Jacques – Balneário Piçarras – Foto Marcelo Sokal

Ponta do Jacques, em Balneário Piçarras: o clima por esta praia é de tranquilidade, ideal para quem busca por descanso e reposição de energias. Cercada por vegetação nativa, tem uma ampla faixa de areia dourada e grossa, com mar que varia entre dias de pequenas ondas e dias de mar agitado. Na Ponta do Jacques é possível praticar esportes aquáticos e também encarar o banho. Mas a grande atração é a Laje do Jacques, que dá nome a praia, localizada a um quilômetro da margem, a laje de pedra no fundo mar forma ondas que atraem os amantes do surf.

Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição – Bombinhas

Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Bombinhas: a Costa Verde & Mar tem uma grande história que remete aos antepassados, reforça a memória da região e mantém viva a tradição. É o caso de alguns monumentos, como a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição. Para os fãs de informações arquitetônicas e conhecimento sobre o passado, é um prato cheio. E a vista panorâmica também é linda.

Estrada do Encano, em Camboriú: este é o destino ideal para quem gosta da prática do cicloturismo, mas procura um local mais retirado. O trecho engloba a ligação entre o município com a cidade de Itapema, tem pouco mais de 30 quilômetros e conta com estradas de terra, construções antigas, área rural, espaços de lazer com cachoeiras e até pousadas.

Biblioteca Alice Francisco Bittencourt, em Ilhota: localizada em um prédio histórico da cidade, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, conta com um vasto acervo para uso da comunidade local e dos estudantes em todas as fases de ensino. Também possui sala de informática, de estudos e de pesquisa. A biblioteca foi uma conquista da comunidade local para auxiliar os mais de 4 mil alunos do município. Se tornou referência para o turismo por integrar uma casa histórica e trazer consigo o nome da esposa do poeta e escritor local Felício José Bittencourt.

Parque Náutico Odílio Garcia, em Itajaí: a área beira o Rio Itajaí-açu. De fácil acesso, com arquibancadas e diversos corrimões, permite a prática de atividades de lazer no mar. O local é muito procurado pelos apaixonados pela pesca esportiva e donos de embarcações de pequeno porte. Por contar com um grande calçadão, também se tornou referência para quem busca realizar atividades esportivas ao ar livre.

Praia Grossa, em Itapema: são exatos 563 metros de faixa de areia onde a natureza se faz presente. Cercada pelo verde das encostas, a Praia Grossa é o lugar para quem busca mais do que sol e mar. É ideal para quem deseja estar em contato com a natureza intocada, relaxar em meio ao verde da mata e o azul do mar. Uma praia agreste cujo acesso se dá por trilhas a pé. É uma opção certa para os aventureiros e também para a prática de surfe e trekking.

Homenagem ao Pescador, em Navegantes: uma das principais atividades do município é a pesca. Por isso, os homens do mar ganharam uma homenagem especial através do monumento do artista plástico navegantino Ricardo Batista dos Santos. A estátua está localizada na Praça Prefeito Manoel Evaldo Muller, no Centro, em área de fácil acesso e próxima à praia, para tornar a homenagem ainda mais real aos visitantes.

Cultivo de Mariscos, em Penha: a capital do marisco possui fazendas marinhas de cultivo da espécie. Elas podem ser vistas em praias como a da Armação de Itapocoroi, onde há viveiros. Quem acha que já comeu pratos à base de mexilhão vai se surpreender com o marisco ao bafo e o espetinho, servidos nos restaurantes da orla.

Ponta do Araçá, em Porto Belo: este é o local para quem gosta de contato com a natureza, mas busca espaços mais reservados. No final da estrada do Araçá o visitante encontra um grande mirante gramado e uma área arborizada. Além de desfrutar do visual, os mais aventureiros podem fazer uma trilha que acaba no costão. Toda a área é considerada de preservação e, por isso, conta com natureza intacta e preservada.

Infinity Blue Resort & Spa – Praia dos Amores – Balneário Camboriú na Costa Esmeralda

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*