ENOTURISMO CATARINENSE – VINÍCOLA ABREU GARCIA

Chegou a hora de degustar além de desfrutar do paladar intenso dos melhores vinhos de altitude de Santa Catarina e saborear a alta culinária da Boutique Abreu Garcia, a 950 metros acima do mar, em Campo Belo do Sul, em eventos harmonizados. A Vinícola ocupa 10 hectares de vinhedos. No local, são cultivados diferentes tipos de uvas que servem de matéria-prima na criação de infinitas possibilidades ao seu gosto, entre vinhos brancos, tintos e espumantes.

A paisagem encantadora, a deliciosa comida e os detalhes dos imperdíveis vinhos formam um cenário inesperado de beleza contagiante. A vanguarda da cozinha dos grandes restaurantes e a tradição serrana estão aqui perfeitamente harmonizadas. A acolhida é um espetáculo à parte: cada visitante recepcionado por nossos enólogos é levado a degustar vinhos de refinado aroma, elaborados com tecnologia de vanguarda e arte na composição. Conhecer e experimentar a Vinícola Abreu Garcia é fundamental para extrair o máximo das qualidades da Serra Catarinense. Mas não esqueça de agendar sua visita (fone (48) 3322-3995, ou contato@abreugarcia.com.br).

Para quem não sabe, movida pelo desejo de cultivar e realizar sonhos, a família Abreu Garcia escolheu nos anos 2000 a Fazenda Campo Belo, em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, para desenvolver e inovar a vitivinicultura. A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol, altitude e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas e convida para o desfrute dos melhores prazeres do vinho. A plantação do primeiro vinhedo ocorreu em outubro de 2006.

O envolvimento de Aparecido Silva, professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Viticultura e Enologia pela Universidade de Bordeaux (França), foi fundamental para os primeiros passos do projeto, que ainda hoje conta com o seu zeloso acompanhamento. A vocação para o desenvolvimento de pesquisas se completa com a experiência de Jean Pierre Rosier, Doutor em Enologia pela Universidade de Bordeaux, e a modernidade do jovem enólogo Leonardo Ferrari, formado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Bento Gonçalves.

Para chegar até aqui, contaram com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da UFSC.  No centro dessa união, o jovem vinhedo, de mudas provenientes de viveiros da Itália e do sul de Minas Gerais (Vitácea Brasil), certificadas na França. Lá são cultivadas as uvas merlot, malbec, pinot noir, cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay e vermentino.

A produção da Vinícola Abreu Garcia segue a todo vapor. Hoje foi dia de processar as exuberantes uvas Cabernet Sauvignon, para elaborar a base do espumante Brut Rosé, que leva ainda mais quatro variedades de uva, a Pinot Noir, Merlot, Malbec e Sangiovese.  Cada uma das variedades garante sensações degustativas e olfativas diferenciadas, o que torna a espumante tão alegre e com complexidade aromática incrível, que só pode ser percebida ao beber. A espumante em produção, deve chegar à mesa dos apreciadores em dezembro.

A Cabernet Sauvignon, a base da espumante, é também a estrela do vinho tinto Abreu Garcia, que logo entrará em produção. Por isso, apenas metade dos cachos foram colhidos para o Brut Rosé. Os outros cachos permanecem no vinhedo, para continuar o processo de amadurecimento e concentrar o máximo de açúcar e polifenóis possível, a fim de garantir o melhor sabor para a elaboração do apaixonante vinho tinto Abreu Garcia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*