A criatividade da criança

Dia da Criança CELS Palhoça

Como estimular a criatividade da criança? A infância é marcada pelo contato com novos estímulos e pelo aprendizado, fundamental para o desenvolvimento ao longo da vida da criança. Brincar, pintar, criar, sonhar, fazer de conta, ler, escrever, isto tudo faz parte do processo que desperta o senso criativo do seu pequeno e ajuda em seu crescimento.

Ser criativo pode, futuramente, auxiliar muito na formação profissional de seu filho. Afinal, ser criativo é um significativo diferencial no mercado de trabalho, já que, além de novas ideias, ele encontrará soluções para resolver problemas e conviver em sociedade. Porém, para que todas essas habilidades se desenvolvam, é papel da escola e da família incentivar e motivar as crianças.

O Centro Educacional Lívia Salgado, de Palhoça, separou algumas dicas que ajudam a estimular a criatividade dos pequenos. Aproveite não apenas o mês de outubro, mas todos os dias do ano para colocar em prática cada uma das dicas.

– Estimule os seus interesses, desenvolva projetos em cima das coisas que seu filho goste. Por exemplo, se ele gosta de instrumentos musicais, crie com materiais que você tem em casa. Se ele gosta de filmes, se jogue na brincadeira e recriem juntos algumas cenas.

– Deixe materiais recicláveis (potes de iogurtes, caixas de diversos tamanhos, caixas de leite, papelão, garrafa pet, revista, além de papel, lápis de cor, tesoura sem ponta, giz de cera, tinha, cola) em um local que a criança tenha facilidade de acesso, para que possa soltar sua imaginação sempre que sentir vontade de criar.

– Saia da rotina! Aproveite o dia para ir a museus, parques, zoológico, teatro, conheçam novos povos, culturas. Aprendam coisas diferentes, explorem novos horizontes.

– Não reclame da bagunça, ensine ele a explorar o espaço e depois organizá-lo.

– Dê asas a imaginação! Não corrija seu pequeno se ele fizer um boneco com pernas longas e seis dedos em cada mão. Precisamos respeitar a forma que cada um tem de fazer. A prática leva a perfeição! Incentive suas obras.

– Conte histórias e crie novos finais para ela, será ainda mais divertido se juntos vocês mudarem o destino do herói ou da mocinha.

– Não deixe que a única fonte de diversão e inspiração do seu filho sejam aparelhos tecnológicos.

Para finalizar, Lívia Salgado, Diretora e Psicopedagoga do CELS – Centro Educacional Lívia Salgado indicou o curta-metragem ALIKE. Ele mostra que o maior estímulo das crianças é a companhia e o exemplo dos pais.

 

 

No Centro Educacional Lívia Salgado, os alunos comemoram o Dia das Crianças durante uma semana (de 09 a 13). No dia 09, segunda-feira, a escola abre suas portas para a comunidade com uma feira do livro e “contação” de histórias com Adriane Foster. Aproveite para levar seus filhos para uma atração diferente. Para participar, basta agendar pelo fone (48) 3286-5520

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*