Iniciativa social oferece exame oftalmológico e óculos de grau gratuitos para meninas e meninos atendidos pelo Instituto Guga Kuerten

A visão é o sentido mais relevante no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. É através da observação de gestos e comportamentos sociais que elas percebem o mundo ao redor e se transformam com ele. Mas nem todas conseguem viver esta construção plenamente. Segundo dados do Ministério da Saúde, oito em cada dez crianças em idade pré-escolar nunca fizeram exames oftalmológicos, e aproximadamente 30% das crianças brasileiras que estão na escola apresentam problemas de visão. Além de prejudicar o aprendizado dos pequenos, distúrbios oculares podem atrapalhar o convívio social e trazer sofrimento para o cotidiano deles.

Para ajudar a frear essa estatística, a Óticas Carol, junto ao Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), o Instituto Guga Kuerten (IGK) e a Repro/Essilor, vai realizar neste sábado (2 de setembro) a 3ª edição do projeto Olhar Amigo, que oferece exames oftalmológicos e óculos de grau gratuitamente para crianças e adolescentes assistidas pelo IGK. A iniciativa, além de celebrar o Dia Mundial da Visão – que neste ano ocorre no dia 12 de outubro -, também é um alerta para que pais e responsáveis fiquem atentos à saúde dos olhos das crianças.

O Olhar Amigo já percorreu as sete comunidades em que o IGK atua e atendeu 700 meninos e meninas. Nesta edição, 248 crianças passaram pela fase de triagem realizada pelas Óticas Carol para verificar quais precisavam de alguma correção oftalmológica e de óculos de grau. Neste sábado, 134 crianças que participaram da seleção serão levadas ao HOF para exames oftalmológicos finais.

Também no HOF elas vão escolher as armações dos óculos de grau oferecidas pela Óticas Carol. Depois de todo o processo, os óculos recebem as lentes oftálmicas disponibilizadas pela Repro/Essilor e serão entregues para cada uma das crianças nas respectivas comunidades.

 

 

SERVIÇO

O QUE: Projeto Olhar Amigo III

QUANDO: 2 de setembro, a partir das 8h

ONDE: Hospital de Olhos de Florianópolis, Servidão Missão Jovem, 38 – Centro de Florianópolis

 

Fotos: Vanessa Pinho

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*