PEDRO DO VIOLÃO: 45 ANOS NA ESTRADA

 

José Nonato

Não é para qualquer um completar tanto tempo de carreira tocando, cantando e encantado chegando a lançar dois DVDs para marcar a trajetória.

Estamos falando de um artista dos mais populares e queridos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Pedro Dorvalino Eleutério, popular Pedro do Violão. Nascido em um sítio na localidade de Maciambú Pequeno, na Palhoça, Grande Florianópolis, Pedro começou a cantar aos 10 anos de idade nas festas festivas da igreja católica, tal como a Festa do Divino e outras festas, no início de sua carreira junto com o irmão o mais velho, Manoel, que atualmente tem 81 anos e que ainda mora na localidade. “A BR cortou o terreno da família”, recorda Pedro, hoje com 73 anos.

A música “Meus Princípios” conta a sua história. Pedro é compositor e suas letras sempre trás uma história de sua vida. Por exemplo: “Moreninha dos meus sonhos” volume 8, fala do encontro que ele teve com sua primeira e única namorada, Marina Eleutério, que é a sua esposa. “O encontro foi no salão paroquial em Santo Amaro da Imperatriz”, lembra.

Nessa caminhada fez parte da dupla Pedro e Pedrinho, no programa Festa na Roça da Rádio Jornal A Verdade. “Cesar Souza (comunicador e diretor da Rádio Guararema) era bem novinho e era o operador de som em nosso horário”, conta. Ainda na sua jornada, Pedro teve participação no programa Cante Sertão, do Portãozinho e teve bailão no bairro Passa Vinte, na Palhoça.

Em 2000 Pedro segue a carreira solo com a música “Minha Palhoça”. Atualmente está com oitos CDs e 2 DVDs. Tem mais de 563 músicas de sua autoria.

O primeiro DVD foi gravado no Sítio onde começou a sua história e o segundo foi em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Festival de Música Gaúcha ao lado d grandes nomes tal como: Luiz Carlos Borges, Os Monarcas, Os Bertussi, Berenice Azambuja e outros.

Fã do Teixerinha, Pedro tem toda coleção musical. E autorização do filho do cantor para gravar as músicas.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*