Atualização em: Operação, Marketing e Comunicação para Eventos em Meios de Hospedagens

Lara Perdição ABIHSC

Na tarde de ontem (26) mais de 20 profissionais da hotelaria de Santa Catarina estiveram reunidos no Faial Prime Suites, em Florianópolis para atualizarem seus conhecimentos em “Operação, Marketing e Comunicação para Eventos em Meios de Hospedagens”, com a Relações Públicas e Consultora da LPLF Consultoria, Lara Perdigão.

Durante mais de seis horas de curso, os profissionais do setor de reservas, vendas, eventos, marketing e comercial de hotéis, aperfeiçoaram seus conhecimentos em como fazer o gerenciamento de eventos com qualidade, recebendo dicas para planejar e executar cada etapa do processo deste departamento, desde apresentar as dependências e infraestrutura do hotel, até o pós-venda.

 

A primeira parte do curso contou aspectos teóricos, embasando e fundamentando o participante em mais de 17 itens. Após uma pausa para um coffee break e networking, Lara Perdigão contou com a expertise de mais nove empresários do setor. Foram mais de 3h, ouvindo experiências e dicas práticas, compreendendo melhor a visão dos fornecedores e parceiros, bem como, estreitando o relacionamento e ampliando o posicionamento do meio de hospedagem dentro da cadeia de eventos de um destino.

 

Entre os parceiros estavam Marcelo Bohrer, Executivo comercial no Grupo ALL Entretenimento, empresa responsável por um grande número de festas, shows e eventos que acontecem na região da Grande Florianópolis e Balneário Camboriú. Ele apresentou as inúmeras oportunidades que um empreendimento hoteleiro pode ter ao disponibilizar informações e pacotes para eventos, bem como, a importância dos eventos, como é o caso do Folianópolis, na ocupação hoteleira.

 

Outro item bastante discutido pelos presentes foi a importância do setor de A&B. Ana Paula Lorenzetti da Degustare Menu foi quem compartilhou a experiência diária com os participantes do curso. Para Ana Paula, “Se bem trabalhado, o A&B de um hotel pode fidelizar hóspedes, gerar novas vendas de pernoites, atrair clientes particulares e empresas para realizar eventos”, afirmou ela.

 

Mais de 40% dos eventos atendidos pela Degustare Menu são de empresas de fora da cidade, constatando que isso também movimenta a cadeia hoteleira, no entanto, Ana foi enfática em dizer que possuindo todos os alvarás e liberações necessários para atuar em qualquer estabelecimento,  normalmente não consegue realizar os coquetéis em hotéis  pois  muitos não permitem a entrada de empresas terceirizadas neste setor.Conclui sua participação dando dicas de formatação de coffee breaks ressaltando a contribuição do A&B para a operação hoteleira.

 

Gilberto Medeiros, mais conhecido como Giba do Descubra Floripa, e Paula Mont Alegre e Carolinne Schleckmann da Floripa Experience, também falaram sobre a importância de ter parceiros cadastrados na hora de indicar ao hóspede. “Cuidado com o que indica pois um erro pode comprometer a fidelidade do hóspede. O Guia de Turismo, é fundamental para que uma experiência seja completa, “ele agrega valor, proporciona vivências únicas e experiências incríveis”, afirma Giba. Já para Paula, o trabalho da empresa é superar as expectativas do clientes, “Já vendemos um destino e criamos uma imagem na cabeça da pessoa, agora temos que entregar aquilo e surpreender ainda mais, criando aquela sensação UAU”, afirma ela.

 

Já João Otávio e Greyce Belons da Promo Boo levaram seus conhecimentos de Live Marketing, o marketing sensitivo, aquele que explora os cinco sentidos. O vídeo apresentado encantou e causou aquele “burburinho” entre os presentes. Sim! Esta nova onde de marketing pode ser uma oportunidade ímpar dos meios de hospedagens agregarem valores a verbas marketing. A empresa cria e desenvolve ações para empresas de todos os portes e necessita de parceiros para realizar, tornando o empreendimento um parceiro perfeito nestas ações.

 

A expert em cenografia e produção de eventos Silvana Sousa da Pra Você Flores, deixou sua mensagem sobre a importância dos detalhes em paisagismo para um empreendimento. “As flores humanizam os espaços e tornam qualquer ambiente mais aconchegante”, afirmou ela, levando a proposta de pacotes de flores para hotéis, ou seja, a empresa faz arranjos e decorações na recepção, lounge e espaços pré determinados pelo hotel, mantendo tudo em perfeita harmonia com um valor fixo mensal. O custo x benefício foi algo que encantou todos os presentes.

 

Os participantes receberam também dicas práticas de comunicação e divulgação de eventos com a empresária Vânia Monteiro, da VM Comunicação, entre os tópicos, as redes sociais e as possibilidades infinitas de divulgar a marca e imagem do hotel utilizando evento de terceiros, bem como, a importância de uma assessoria de imprensa na cobertura de um evento e o retorno institucional para divulgação da marca.

 

A empresária Sirlene, da Margaridas Mimos Personalizados, presenteou os participantes com uma linda lembrança, explicando justamente a importância de surpreender tanto o hóspede, quanto clientes corporativos e de eventos. “Deixe sua marca registrada da mente e no coração, e terá mais que um cliente, terá um propagandista do seu negócio”, afirmou a Sirlene.

 

Encerrando com chave de ouro o evento, Lara Perdigão apresentou  sua carteira profissional de Relações Públicas, destacando a importância do profissional desta área na composição e no planejamento de comunicação do meio de hospedagem, como ferramenta auxiliar aos planejamentos comerciais e de eventos. E finalizou com sua marca registrada que é ressaltar que em todo processo de atendimento deve-se ter: Atenção, atenção e atenção!

Agradecendo a todos pela experiência vivenciada durante o curso.

 

A Palestrante Lara Perdigão

Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas, Pós-graduada e especialista em Gestão de Pessoas, Lara Perdigão possui ampla experiência em consultoria de vendas, assessoria de comunicação, marketing estratégico, projetos de comunicação interna e externa, relações com a comunidade, comunicação corporativa, treinamentos de equipes, palestras, programas de fidelidade e implantação de programas de qualidade total e de Responsabilidade Social. Lara presta consultoria e assessoria especial em meios de hospedagem, realiza Auditoria Interna em Meios de Hospedagem, Recepção Hoteleira e Hotelaria Hospitalar. Além de palestrante e consultora, atualmente é Coordenadora Geral do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIF e Diretora de Eventos da ABIH-SC.

Como proprietária da LPLF Consultoria, além do curso Operação, Marketing e Comunicação para Eventos em Meios de Hospedagens, Lara Perdigão possui outros oito módulos de qualificação, todos focados para os meios de hospedagens. Para contatar e palestrante, basta enviar um e-mail para contato@lplfconsultoria.com.br ou pelo fone (48) 99106-2521 – www.lplfconsultoria.com.br

Floripa Experience Lara Perdigão

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*