Campanha de vacinação contra gripe H1N1 inicia na segunda-feira (17) em São José

Boy and vaccine syringe
A primeira semana de vacinação será para idosos e portadores de doenças crônicas
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 inicia na próxima segunda-feira (17) em São José. Até o dia 21 de abril, as vacinas estarão disponíveis apenas para pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Os moradores de São José devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e levar o cartão de vacinação.
As pessoas que fazem parte do grupo considerado de risco receberão a vacina gratuitamente até o dia 26 de maio, sendo que o Dia D ocorrerá no dia 13 de maio, quando todas as unidades de saúde de São José estarão abertas das 8h às 17h para vacinação.
A partir do dia 24 de abril, além dos idosos, as crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas e professores da rede municipal de ensino e privada também poderão receber a vacina. Para receber a vacina gratuitamente, os professores devem levar crachá ou algum documento para identificação.
A influenza ou gripe A é uma infecção viral aguda no sistema respiratório e qualquer pessoa pode ser infectada mais de uma vez. A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias aéreas e respiratória de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, porém são necessários cuidados especiais com a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, calafrios, mal-estar, cansaço, tosse, dor muscular, de cabeça, de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Serviço:
O quê: 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1
Quando: 17 de abril a 26 de maio
Onde: Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José
Secretaria de Comunicação SocialPrefeitura de São José
Fotos: Arquivo – Secom/PMSJ

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*